Você já ouviu falar do Chevette Tubarão 77? Esse clássico da Chevrolet marcou uma época no Brasil e ainda hoje desperta o interesse de apaixonados por carros antigos.
Lançado em 1973, o Chevette ganhou uma série de melhorias que culminaram com a versão “Tubarão” de 1977, conhecida oficialmente como Chevette GP II 1.4. O apelido “Tubarão” surgiu devido ao design inspirado no Chevrolet Camaro, com uma frente mais alongada e faróis inclinados.
Ao longo dos anos, o Chevette Tubarão conquistou uma legião de fãs, que valorizam seu design arrojado e clássico, além da facilidade de manutenção. Se você é um desses entusiastas ou simplesmente curioso sobre carros antigos, confira nosso guia com os prós e contras de comprar um Chevette Tubarão em 2023.
Prós de comprar um Chevette Tubarão em 2023
Design clássico e charmoso
O Chevette Tubarão possui um visual marcante, com linhas que remetem aos carros esportivos dos anos 70. Seu design é uma mistura de elegância e esportividade, chamando a atenção por onde passa.
Preço acessível para um carro antigo
Em 2023, o preço de um Chevette Tubarão em bom estado gira em torno de R$ 20.000, um valor bastante acessível se comparado a outros modelos antigos. Além disso, o carro é isento de IPVA, o que também o torna bastante atrativo.
Facilidade de manutenção e conserto
O Chevette Tubarão é conhecido por sua mecânica simples e robusta, o que facilita a manutenção e os reparos. Além disso, o motor 1.4 é conhecido pela durabilidade, sendo possível encontrar muitos exemplares ainda em perfeito funcionamento.
Possibilidade de customização
Se você gosta de personalizar carros, o Chevette Tubarão é uma ótima opção. O modelo permite uma série de customizações, tanto no visual quanto na mecânica, para deixar o carro com a sua cara.
Contras de comprar um Chevette Tubarão em 2023
Baixa segurança em comparação com carros modernos
É importante lembrar que o Chevette Tubarão foi lançado em uma época em que os padrões de segurança eram bem diferentes dos atuais. Portanto, o carro não possui itens de segurança comuns em veículos modernos, como airbags e freios ABS.
Desempenho limitado em relação aos carros mais recentes
Apesar de ser um carro com visual esportivo, o Chevette Tubarão tem um desempenho limitado em comparação aos modelos mais recentes. Com 72 cv de potência e velocidade máxima de 142 km/h, não espere um desempenho muito arrebatador.
Dificuldade de encontrar peças de reposição
Apesar da fácil manutenção no geral, encontrar peças de reposição para o Chevette Tubarão pode ser um desafio. Algumas peças podem ser raras e caras, o que pode tornar manutenções mais específicas e reparos especiais algo complicado e oneroso. Entretanto, a comunidade de entusiastas do Chevette costuma ajudar na busca por peças e informações.
Alto consumo de combustível
O Chevette Tubarão não é um modelo econômico em termos de consumo de combustível. Na cidade, faz em média 9 km/l, enquanto na estrada alcança 13 km/l. Se comparado aos carros modernos, seu consumo é bem superior, o que pode pesar no bolso do proprietário.
Em resumo, o Chevette Tubarão é uma ótima opção para quem aprecia carros antigos e busca um modelo com design clássico e charmoso, mecânica simples e possibilidade de customização.
No entanto, é preciso estar ciente das limitações em relação à segurança, desempenho, disponibilidade de peças e consumo de combustível. Se você estiver disposto a enfrentar esses desafios, o Chevette Tubarão pode ser uma escolha interessante e recompensadora, proporcionando muitas histórias para contar e momentos inesquecíveis ao volante desse clássico brasileiro.
Ficha técnica do Chevette GP II 1.4
Categoria | Informação |
---|---|
Ano | 1977 |
Preço | por volta de R$ 20.000 |
IPVA | isento (com base no estado de SP) |
Configuração | Sedã compacto |
Combustível | gasolina |
Lugares | 5 |
Portas | 2 |
Motorização | motor 1.4, dianteiro, de disposição longitudional, 4 cilindros em linha, 350 cm³ de cilindrada unitária, 2 válvula por cilindro, aspiração natural, alimentação por carburador, com peso/potência de 12,36 kg/cv e peso/torque de 82,4 kg/kgfm |
Potência máxima | 72 cv a 5800 rpm |
Torque máximo | 10,8 kgfm a 3800 rpm |
Velocidade máxima | 142 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 19,5 segundos |
Consumo na cidade | 9 km/l |
Consumo na estrada | 13 km/l |
Autonomia | 405km na cidade e 585km na estrada |
Câmbio | manual de 4 marchas, com embreagem monodisco a seco |
Tração | traseira |
Direção | não assistida |
Suspensão dianteira | independente, braços sobrepostos, com mola helicoidal |
Suspensão traseira | eixo rígido, com mola helicoidal |
Freio dianteiro | disco sólido |
Freio traseiro | tambor |
Comprimento | 4120mm |
Distância entre-eixos | 2390mm |
Porta-malas | 323 litros |
Peso | 890kg |
Largura | 1570mm |
Altura | 1320mm |
Tanque de combustível | 45 litros |
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Alexandre G. Peres
Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.