Estas são as cidades brasileiras mais adaptadas a CICLISTAS

Adson Leonardo

06/04/2023

Quem anda de bicicleta sabe que a falta de estrutura adequada para o tráfego torna essa atividade perigosa e desestimulante. Mas, indo na contramão do comumente visto, as cidades brasileiras mais adaptadas a ciclistas nos mostram que é possível incluir esse meio de transporte no ambiente urbano.

Afinal, o ciclismo é uma atividade física saudável, acessível e prazerosa. Com isso, muitas pessoas escolhem essa opção para se deslocar pelas cidades, seja para trabalho, estudo ou lazer e, assim, precisam de apoio do poder público.

Bike friendly as cidades brasileiras mais adaptadas a CICLISTAS

Bike friendly as cidades brasileiras mais adaptadas a CICLISTAS

Felizmente, estas cidades brasileiras têm investido em infraestrutura para ciclistas. Assim tornam-se cada vez mais adaptadas para receber as bicicletas e oferecem maior segurança e qualidade de vida para sua população.

6 destaques de cidades brasileiras mais adaptadas a ciclistas

1 – Santos – SP

Santos, cidade localizada no litoral do estado de São Paulo, se destaca entre as cidades mais adaptadas para ciclistas no Brasil. Isto porque ela possui mais de 57 km de ciclovias e ciclofaixas.

Santos também possui um projeto chamado Bike Santos, que oferece bicicletas para turistas e moradores por meio do pagamento de uma taxa. Hoje esta taxa é de R$ 12,11 para o plano mensal.

No entanto, é possível adquirir pacotes diários quando surgir a necessidade, ou mesmo anuais que oferecem descontos quando comparados à mensal.

2 – Sorocaba – SP

Sorocaba é uma cidade do interior de São Paulo que tem se destacado pelo investimento em qualidade de vida para ciclistas. A cidade possui mais de 100 km de ciclovias e ciclofaixas.

Mas não só isso, Sorocaba também oferece bicicletas gratuitas para moradores e turistas por meio do programa IntegraBike. Basta se cadastrar e seguir os passos para retirada e devolução nos pontos espalhados pela cidade.

3 – São Paulo – SP

São Paulo, a maior cidade da américa latina e uma das maiores do mundo, a anos já investe fortemente em infraestrutura para ciclistas nos últimos anos. Além disso, apesar dos desafios envolvidos neste tipo de projeto na escala que ela exige, tem tido sucesso.

Hoje a cidade possui mais de 699 km de ciclovias e ciclofaixas, além de bicicletários, estações de aluguel de bicicletas e projetos de educação para o trânsito. Isto a coloca como primeira na lista de cidades brasileiras mais adaptadas a ciclistas quando o assunto é extensão de ciclovias.

São Paulo também possui o projeto Bike Sampa, que oferece bicicletas tradicionais e elétricas para aluguel em vários pontos da cidade.

4 – Rio de Janeiro – RJ

Quando pensamos no Rio de Janeiro já vêm à mente imagens de paisagens naturais, belas praias e carnaval. Mas a cidade também tem investido em infraestrutura para ciclistas, e isso não é de hoje. Afinal, nada melhor que curtir a orla pedalando em um dia agradável.

A cidade já conta com 400 km de ciclovias e ciclofaixas, assim como as já comuns estações de aluguel de bicicletas. Além disso, os planos da prefeitura envolvem a expansão dessa rede, chegando aos 1000 km até o ano de 2033.

O Rio de Janeiro também oferece o projeto Bike Rio, que permite o aluguel de bicicletas em pontos estratégicos da cidade, em parceria com o Banco Itaú.

5 – Aracaju – SE

Como a capital do estado de Sergipe e de importância turística imensa, Aracaju investiu bastante na infraestrutura para o trânsito com bicicletas nos últimos anos.

Graças a isso ela já possui mais de 55 km de ciclovias e ciclofaixas. O foco, naturalmente, é nas vias da orla e que passam por praia chave e pontos turísticos, o que atrai ainda mais pessoas para elas e os serviços de bike oferecidos na cidade.

Além disso, por ser um centro urbano ainda com boa cobertura verde, os passeios lá são agradáveis, o que favorece ainda mais este estilo de vida para quem mora na cidade.

6 – Afuá – PA

Afuá é uma cidade localizada na Ilha de Marajó, no Pará, e se destaca pelo fato de ser uma cidade cujo foco é o trânsito com bicicletas. A cidade possui a particularidade de ter vias construídas sobre palafitas, para lidar com as cheias do Rio Amazonas.

Assim, a circulação de veículos pesados automotivos é expressamente proibida. Com isso, sua população de cerca de 40 mil habitantes usa principalmente bicicletas para se deslocar. Tanto que ela ficou conhecida como “a cidade das bicicletas da Amazônia”.

Afuá, uma cidade pequena, nos mostra que é sim possível promover a cultura do ciclismo e da mobilidade sustentável na sociedade. Ao banir carros e outros veículos, ela se tornou super segura e fácil de transitar. Sem dúvidas merece destaque na nossa lista de cidades brasileiras mais adaptadas para ciclistas.

Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.