Como aumentar a aposentadoria do INSS? Descubra algumas opções!
Conheça algumas opções que podem tornar possível aumentar a aposentadoria do INSS e ter correção dos rendimentos em até 100% em 2022.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques fez com que o placar favorável aos aposentados do INSS retornasse à estaca zero, o que surpreendeu e frustrou muitos dos beneficiados.
A procura por formas alternativas de aumentar o INSS por parte dos trabalhadores está a todo vapor, enquanto a chamada Revisão da Vida Toda não acontece.
Nesta matéria do NoDetalhe, você fica por dentro de algumas opções para aumentar a aposentadoria do INSS. Confira!
Como funciona a aguardada Revisão da Vida Toda
Algo que mais pareceu uma luz no fim do túnel para os brasileiros que pretendem se aposentar em breve ou que já estão aposentados foi a Revisão do Vida Toda. Esse é o modelo mais popular entre os segurados brasileiros, tendo como objetivo a inclusão no cálculo da aposentadoria todos os períodos de contribuições junto ao INSS.
Em 1999, houve uma reforma na legislação previdenciária mudou as fórmulas de cálculo dos benefícios, definindo que as pessoas que já contribuíam com o INSS naquela época não teria os pagamentos feitos antes do Plano Real (que se estabeleceu em 1994) não seriam considerados. Porém, a Revisão da Vida Toda tem a pretensão de garantir que estejam inclusas contribuições previdenciárias realizadas antes de julho de 1994.
Sendo assim, todos os trabalhadores que iniciaram as contribuições após esse período, assim como aqueles que tiveram o salário reduzido depois de 1994, também podem fazer a solicitação da revisão da vida toda.
A partir disso, qualquer pessoa que certos benefícios a partir de 1999 terá direito à revisão, se o julgamento futuro for favorável. Confira a seguir os benefícios.
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-doença;
- Pensão por morte.
Porém, antes de entrar com o recurso pela revisão da vida toda, o beneficiado precisa ter certeza de que essa revisão será boa para ele, realizando o cálculo de de todo o período de contribuição. Caso a revisão seja realmente vantajosa, vale entrar em contato com um advogado de confiança e contar com a ajuda dele para para entrar com o recurso.
Embora existam muitos pontos favoráveis a esse julgamento, o contribuinte do INSS precisa ter em mente que essa causa não está necessariamente ganha. Ou seja, o “não” pode acontecer.
De que outras formas é possível aumentar a aposentadoria do INSS?
Além da revisão da vida toda, existem outras opções para quem deseja aumentar o rendimento do INSS em até 100%. Uma dessas formas é a solicitação da revisão da aposentadoria, que pode acontecer caso o cálculo feito pela autarquia que resultou na concessão do benefício esteja errado.
Assim como para solicitar a revisão da vida toda é necessária a assistência de um advogado, a presença de um advogado, um atuário ou um contador também se faz necessária para recorrer à Justiça para que seja feita a correção dos rendimentos em até 100%.
A princípio, o aposentado deve entrar com pedido de revisão junto ao próprio INSS. Caso o pedido não seja atendido, então o aposentado poderá entrar na Justiça para brigar por seus direitos.
Em meio a esse cenário, o aposentado e o profissional que estiverem lidando com um caso de cálculo errado precisam se atentar ao prazo de dez anos em que esse procedimento pode ser feito. Após dez anos sem reivindicação, essa causa estará perdida.
Em todo caso, vale chamar atenção para o fato de que, antes de tomar qualquer medida, o beneficiado do INSS precisa ter certeza de que o cálculo está sendo feito de maneira errônea, para poder recorrer.
Veja também: 9 empresas com vagas de emprego, estágio e trainee abertas atualmente