Como definir limites para o Pix? No Detalhe responde!

Fique por dentro de como funciona o Pix, como definir limites para o recurso de pagamentos e confira dicas de segurança.

O Pix é uma criação do Banco Central do Brasil (BCB) e desde o seu lançamento no mercado têm ganhado a preferência dos consumidores na hora de realizar pagamentos. Afinal de contas, o Pix é um método de pagamento instantâneo.

Por ser um recurso que está à disposição do usuário 24 horas por dia, é necessário tomar algumas precauções.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você fica sabendo mais detalhes a respeito de como funciona o Pix e como definir limites para o recurso. Continue lendo!

Como funciona o Pix?

Como definir limites para o Pix? No Detalhe responde!
Fique por dentro de como funciona o Pix, como definir limites para o recurso de pagamentos e confira dicas de segurança. (Imagem: Reprodução/Internet)

O Pix é um recurso que foi lançado pelo Banco Central ainda em novembro de 2020. Especialmente naquele momento, com a pandemia do Covid-19, a ferramenta se fez altamente necessária. Afinal, o Pix garante a possibilidade de aos cidadãos realizarem pagamentos sem a necessidade de contato físico.

De modo geral, os usuários podem realizar pagamentos a partir de R$ 0,01, tendo o recurso à sua disposição 24 horas por dia. Trata-se de uma forma de transferência bancária em que não se cobra taxas ou tarifas e que acontece em poucos segundos, sem precisar ter preocupação com limites de valores a serem transferidos.

Publicidade

Publicidade

Com a eficácia e consequente popularidade que o Pix adquiriu no decorrer do tempo desde seu lançamento, sendo um recurso bastante prático, também cresceram os índices de criminalidade envolvendo o método de pagamentos.

Existem várias formas de cometer crimes relacionadas ao Pix, desde roubo de dados até sequestro relâmpago. Por conta disso, o Banco Central acabou dando a possibilidade de os usuários conseguirem definir limites para usar o Pix.

Uma das medidas tomadas foi estabelecer que as instituições que ofertam o PIX permitam aos usuários definir limites máximos de valor do Pix, com o objetivo de diminuir os riscos de fraude, e também por prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela C6 Bank/Ipec com usuários através da internet, mais de 70% dos brasileiros sabem da possibilidade de ajustar os limites máximos de valores que podem ser transferidos por Pix.

Por outro lado, a mesma pesquisa da instituição financeira indicou que quase metade (47%) ainda não configurou novos valores para suas transferências.

O ideal é que todos os usuários utilizem a função de definir limites no Pix para evitar eventuais problemas.

Como definir limites para o Pix?

Publicidade

Publicidade

Para definir limites no Pix, o usuário só precisa acessar o aplicativo em que o recurso está disponível. No caso, deve acessar o aplicativo do banco para isso. Em relação a isso, o Banco Central afirma que é um processo bem rápido e, dentro de até 24 horas, as novas configurações passam a valer.

A seguir, veja o que precisa ser feito:

  • Fazer o login no aplicativo da instituição financeira;
  • Acessar a área do Pix;
  • Selecionar a opção “Meus Limites”. Ao fazer isso, o aplicativo vai mostrar o atual limite diário.
  • Para realizar a mudança nos valores, clique nas opções “Gerenciar meus limites”, “Personalizar Limites Pix” ou “Alterar meus limites”, dependendo de qual seja a instituição bancária, para definir um novo valor;
  • Por fim, clicar para confirmar a operação.

Além de definir limites, o que mais devo fazer para evitar cair em golpes do Pix

Já comentamos algumas dicas para se prevenir de golpes e fraudes do Pix em outras matérias aqui no No Detalhe. Confira, a seguir, algumas das dicas básicas:

  • Não compartilhe a chave Pix com pessoas desconhecidas;
  • Caso precise receber pagamentos de desconhecidos, utilize a chave aleatória;
  • Não utilize reconhecimento facial para acessar aplicativos de banco;
  • Fuja de links suspeitos;
  • Confirme todas as informações do usuário para quem vai transferir dinheiro, antes de finalizar a operação.

Veja também: Vale-Vida do Nubank: como participar da promoção que está dando até R$ 50 mil em prêmios?

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário