Como evitar que as plantas morram: 7 dicas práticas para iniciantes em jardinagem

Eduardo Peres

25/02/2023

Independentemente do tipo da planta, todas acabam morrendo eventualmente. Porém, seja como for, existe algumas formas de evitar que as suas plantas morram rápido demais.

Confira também: ESTE truque afastará as formigas do jardim da sua casa sem precisar usar produtos químicos

Algumas das dicas podem ser muito óbvias para você, mas acredite, elas realmente ajudam a evitar que as suas plantas, sejam elas criadas em jardins ou dentro de casa, acabem morrendo rápido demais.

(Imagem: Zanda Photography/ Unsplash)

(Imagem: Zanda Photography/ Unsplash)

Sem dúvidas, as 7 dicas a seguir com certeza serão muito úteis para você que é iniciante em jardinagem e que está procurando criar um jardim na sua casa!

7 – Regá-la adequadamente

Toda planta, não importa de qual tipo seja, precisa de água para sobreviver. A água possui nutrientes e minerais que ajudam a mantê-la saudável, além de também mantê-la hidratada e garantindo que a planta cresça e se desenvolva corretamente.

Por isso, é de extrema importância que a planta seja regada regularmente, de preferência uma vez por dia, ou uma vez a cada dois dias, dependendo da planta. Além disso, é recomendável que você regue-a somente quando o solo estiver seco, pois a planta terá absorvido toda a água.

Outras coisas que devem ser levadas em consideração são: garantir que o vaso possui furos no fundo para drenar o excesso de água, regar somente o solo e não a planta em si e não exagerar na quantidade de água, pois as raízes podem apodrecer caso fiquem molhadas demais.

6 – Fornecer os nutrientes adequados

O solo possui uma grande quantidade de nutrientes que são muito importantes para o desenvolvimento da planta. Por isso, certifique-se de plantá-las em um substrato que seja de boa qualidade, que tenha os nutrientes necessários para que ela cresça.

Você pode encontrar algumas boas opções de solos em lojas de jardinagem, na internet, ou, se quiser, você mesmo pode criar o seu próprio substrato, desde que saiba o que está fazendo. É importante pedir ajuda de alguém que entenda do assunto caso você vá criar o seu próprio substrato para as plantas.

5 – Proteger as plantas do clima extremo

Plantas tendem a ser muito sensíveis a temperaturas e ao clima no geral. Algumas conseguem sobreviver a temperaturas mais altas enquanto outras não, e vice-versa. Além disso, algumas precisam de sol pleno para crescerem, enquanto outras precisam de sol médio.

É importante que conheça bem o tipo da planta que você vai cultivar, para evitar problemas no futuro. Por isso, tenha certeza de deixá-la em um local que ela permaneça segura do clima extremo, e também certifique-se que ela esteja na temperatura ideal e que esteja recebendo a quantidade certa de luz para se desenvolver.

4 – Ficar atento a pragas e a doenças

Pragas e insetos tendem a atacar plantas com frequência, afinal, muitos deles se alimentam de plantas. Para evitar que eles destruam as que estão no seu jardim, fique muito atento a ataques desses bichinhos, pois eles podem causar muita dor de cabeça nos jardineiros.

Além disso, é bom ficar atento a doenças que a planta pode desenvolver. Algumas delas são causadas pelas próprias pragas, enquanto outras são causadas por fungos, bactérias, ou pelo próprio clima extremo. Mantenha as suas plantas em um local seguro, e sempre tome medidas para que elas não morram por doenças ou pragas.

3 – Podar e aparar regularmente

É bom que as plantas cresçam, mas não é bom que elas cresçam demais. Os galhos podem ficar longos demais, fazendo com que a planta cresça de forma desigual.

Portanto, é bom que você faça podas regulares para controlar o tamanho da planta, pois isso estimula o crescimento de novos brotos e permite que ela permaneça saudável.

2 – Adubar o solo com frequência

Isso é opcional, mas adubar o solo também faz com que a planta cresça de forma mais saudável, pois os adubos são ricos em nutrientes que também podem vir a ser extremamente úteis para acelerar o crescimento das plantas.

Você pode comprar os adubos, ou então fazer os seus próprios. É recomendável que o solo seja adubado pelo menos uma vez por mês, dependendo da planta.

1 – Escolher as plantas de acordo com o seu ambiente

Nem todas as plantas se adaptam em todos os climas. Portanto, é bom que você conheça o clima do lugar onde você mora para garantir que as plantas permaneçam saudáveis. Porque mesmo que haja plantas que possam se adaptar em novos climas, algumas não conseguem, e consequentemente acabam morrendo.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Esta armadilha perfeita guarda um SEGREDO para capturar lesmas de forma simples e eficaz

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.

0

Aguarde, procurando sua resposta