Como melhorar seu negócio usando o microcrédito?

Confira aqui No Detalhe tudo que você precisa saber sobre como melhorar seu negócio usando o Microcrédito.


O microcrédito é uma iniciativa do Governo Federal de incentivo aos microempreendedores e proporcionar o aumento da renda das empresas.

Trata-se de um empréstimo pequeno destinado a estes iniciantes no empreendedorismo, formais ou informais, que desejam dar início a sua empresa, ampliar sua firma, mudança de localidade, dentre outros objetivos que o pequeno empresário talvez busque.

Como melhorar seu negócio usando o microcrédito
Fonte/Reprodução: original

Ele é destinado a empresas que tenham uma renda anual de até R$ 200 mil e, também, às pessoas com interesse em abrir sua companhia, pessoas como faxineiros, vendedores, revendedores, cabeleireiros e etc.

Devemos ter cuidado com a taxa de juros?

Por ser um empréstimo que o Governo Federal ele é destinado, principalmente, para pessoas de baixa renda que não possuem recursos financeiros para construir sua companhia e começar seu próprio negócio, as taxas de juros foram justamente criadas para esta categoria de trabalhadores, sendo uma das mais baixas no mercado, com, no máximo, 4% ao mês.

Ou seja, o projeto deste crédito foi especificamente planejado para pessoas da categoria de baixa renda e que estejam precisando de um investimento inicial para seu futuro negócio e, devido à sua situação financeira, não têm tais recursos. A taxa de juros compensa muito, se você se enquadra nesta categoria, pois juros mais “tradicionais” geralmente têm uma taxa de 6% ao mês.

Como saber qual microcrédito contratar?

Como outras iniciativas do Governo Federal, há certos pré-requisitos a serem obedecidos antes de solicitar o benefício. Estas normas são organizadas com o objetivo de regular o plano do Governo e administrá-lo melhor.

Os pré-requisitos são:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Aprovado na análise socioeconômica de sua condição financeira e de seu negócio;
  • O empréstimo pode ser um valor de até R$ 21 mil;
  • Empreendedor informal, pessoas jurídicas ou MEI;
  • A quantia do empréstimo deve ser equivalente à possibilidade de pagamento, do negócio e da necessidade.

Antes de sair procurando os bancos, vale lembrar que apenas alguns deles oferecem esta categoria de empréstimo, bancos como: CAIXA, Banco do Brasil, Itaú, Santander, BNDES, e alguns outros.

É de suma importância que se faça uma pesquisa completa e detalhada, antes de pedir o microcrédito, para saber qual atende mais as suas prioridades e definir a melhor opção para seu futuro negócio se dar bem.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.