Como plantar Lírio da Paz: guia definitivo com tudo o que você precisa

Elouise Lopes

25/03/2023

O lírio da paz pode ser uma planta bem sensível e com certeza precisa da atenção da pessoa para ter um bom desenvolvimento. Se você quer plantar lírio da paz em casa, existe um guia definitivo que pode ser de grande ajuda.

Veja também: Plantas que atraem Abelhas: as melhores para revitalizar seu jardim

Seguindo algumas dicas especiais, você sem dúvidas vai ter sucesso no cultivo dessa planta que atrai boas energias para a sua casa e pode ajudar a melhorar o clima entre as pessoas que vivem nela.

Como plantar Lírio da Paz: guia definitivo com tudo o que você precisa

Nas próximas linhas, você vai conhecer o passo a passo que vai te ajudar a cuidar bem de um lírio da paz.

1) Escolha um local adequado

A primeira coisa que você tem que fazer para conseguir oferecer um bom cultivo para o lírio da paz é pensar e escolher um local que seja adequado para essa planta.

No momento da escolha, você precisará levar em consideração que o lírio da paz é o tipo de planta que cresce melhor em locais com luz indireta. Além disso, o lírio também se dá bem com temperatura entre 18 e 24º C.

Outra coisa que você precisa saber é que é bom evitar colocar o lírio em lugares que tenham correntes de ar ou em áreas muito úmidas.

2) Escolha um vaso

Depois de escolher o local, você precisa decidir em qual vaso vai colocar o lírio da paz.

O vaso mais acertado que você poderá escolher é aquele com furos de drenagem e tamanho adequado para acomodar a planta. A planta precisa caber bem, para evitar problemas em seu desenvolvimento.

Além de pensar nesses pontos, não deixe de se certificar que o vaso seja grande o suficiente para permitir o crescimento das raízes. Elas precisam de espaço.

3) Prepare o solo

A preparação do solo, que é a terceira etapa, também é muito importante. Afinal de contas, é nesse solo que a planta vai crescer e se desenvolver. Então precisa ser um solo que ofereça os nutrientes necessários.

O que a pessoa precisa lembrar é que o lírio da paz prefere solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. Algo que você pode e deve fazer é adicionar substrato de qualidade ao solo. Quando você fizer isso, estará simplesmente ajudando a melhorar a drenagem e aeração.

A preparação do solo é fundamental e vai ser decisiva para o crescimento da planta.

4) Plante a planta

Em seguida, a sua preocupação deverá ser plantar o lírio da paz, finalmente.

Nesse momento, você deve ter atenção e cuidado, para que a planta possa ter sucesso no plantio.

Coloque a planta no vaso e adicione substrato até a borda. Em seguida, não deixe de verificar se a planta está nivelada. Depois, é só se preocupar em regar o lírio da paz.

5) Regue regularmente

Depois que tiver plantado o lírio da paz no jardim da sua casa, o momento é de cuida dessa planta, para que ela possa florescer e se mostrar bastante saudável e forte.

Algo que você vai precisar fazer pelo lírio da paz é manter uma rega regular. O certo é regar a planta em ocasiões em que a camada superior do solo estiver seca ao toque.

Na hora de regar, você tem que lembrar que o lírio não gosta de solos encharcados. Por isso, é bom não exagerar.

6) Fertilize periodicamente

Outro cuidado que você pode ter com a planta depois que fizer o plantio é, a cada duas semanas durante a primavera e o verão, aplicar um fertilizante.

O ideal é optar por aqueles fertilizantes próprios para plantas de interior. No geral, você vai precisar ficar bem de olho no lírio da paz, para saber se está tudo certo com as suas plantas.

7) Cuidados adicionais

Uma boa notícia sobre o lírio da paz é que ele é uma planta fácil de cuidar.

Embora seja tranquilo de cuidar, você tem que saber que é importante manter as folhas limpas e livres de poeira. Por isso, procure fazer uma limpeza com um pano limpo e úmido sempre que vir que as folhas estão empoeiradas.

Também se lembre de retirar do vaso as folhas amareladas ou murchas. Esse é um jeito de manter a aparência saudável da planta e que ainda estimula o crescimento de novas folhas, igualmente saudáveis.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.