Tipos de plantas pendentes que deixam qualquer decoração mais exuberante

Alexandre G. Peres

16/12/2022

As plantas pendentes são ótimas escolhas para decorar ambientes internos e externos, principalmente por conta do seu efeito “cascata”. Por isso, confira alguns exemplos deste tipo de planta que merecem sua atenção.

1 – Samambaia, uma das plantas pendentes mais famosas

Samambaia

Foto: Timothy Newman/Unsplash

Começamos nossa lista com uma das plantas pendentes mais populares no país, a Samambaia. As Samambaias se destacam pela versatilidade, pela resistência, por ser fácil de cuidar e, claro, pela beleza.

Confira também
4 coisas que você tem na sua casa que podem valer uma grana!

Por conta de suas características, podemos incluir a Samambaia entre as plantas indicadas para quem não leva muito jeito para jardinagem. Afinal, esta é uma planta fácil para se “pegar o jeito”.

Além disso, as Samambaias podem ser cultivadas nas sombra, não exige espaços específicos dentro de sua casa. Elas também podem ser mantidas em vasos altos ou suspensos, mostrando sua versatilidade para decorar um ambiente.

2 – Jiboia

Jiboia - Plantas Pendentes

Foto: Jacob Spaccavento/Unsplash

Falando em plantas pendentes populares, não podemos nos esquecer da Jiboia, que também é uma espécie recomendada para iniciantes em jardinagem.

Assim como a Samambaia, a Jiboia também é uma planta bastante indicada para ambientes internos, pois tem boa adaptação em espaços mais fechados.

Também merece destaque o fato de Jiboia ser um tipo de planta que pode ser cultivado na água. Para isso, é só cortar um ramo com folhas e colocá-lo em um recipiente limpo e manter em um local bem iluminado, mas sem exposição direta ao sol.

No entanto, cabe destacar que a Jiboia é uma planta tóxica para pets e crianças, então é importante ter cuidado. Já em relação à frequência de troca da Jiboia, ela deve acontecer a cada dois dias.

3 – Peperômia

peperomia

Foto: feey/Unsplash

Outra planta de fácil cultivo e recomendada para ambientes internos a ocupar a nossa lista, a Peperômia é indicada especialmente para decoração com vasos suspensos.

Mas é importante cuidar para que o vaso fique em um ponto em que as folhas não recebam luz direta do Sol. Por isso, o mais indicado para quem pretende cultivar Peperômias é manter os vasos à meia sombra.

Além disso, também é importante ter atenção com o solo para plantio da Peperômia, que devem ser rico em matéria orgânica. Em relação às regas, elas podem ser frequentes.

4 – Hera, plantas pendentes que também são trepadeiras

Hera

Foto: Morgane Le Breton/Unsplash

Mais uma planta pendente que pode entrar para a lista de recomendadas para iniciantes, pois é fácil de se cuidar. Um dos principais motivos para isso é o fato de a Hera se adaptar bem em ambientes internos e externos, podendo ser mantida tanto na sombra quanto na meia sombra.

Para cuidar bem de uma Hera, você deve manter o solo rico em matéria orgânica, alimentando-o com húmus de minhoca, por exemplo. Enquanto isso, no caso das regas, o recomendado é fazer isso três vezes por semana, sem encharcar o solo.

Além disso, um destaque da Hera é que além do uso como planta pendente, ela também é utilizada como planta trepadeira, e é comum encontrá-las em cercas e muros.

5 – Cordão de pérolas

cordão de pérolas - flores pendentes

Foto: Spencer Gu/Unsplash

Para quem gosta de suculentas e procura por plantas pendentes, uma espécie que merece atenção é o Cordão de Pérolas. Isso porque ele cria um efeito cascata sem ceder por causa do peso, problema comum entre suculentas.

O Corão de Pérolas não cede porque é uma planta de tipo leve. Também é uma planta de fácil cultivo, já que gosta de luz, mas não de sol forte. No caso das regas, elas precisa ser frequentes.

6 – Flor de maio

flor de maio

Foto: Kostiantyn Vierkieiev/Unsplash

Por fim, vale a pena trazer uma planta pendente que dá flores. Esta é uma característica que torna a Flor de Maio uma planta comum em jardins.

A Flor de Maio é um tipo de cacto que apresenta uma floração intensa em tons de rosa. Normalmente, o início do inverno é o período de floração desta planta, mas dependendo da região e das condições climáticas isso pode variar.

Para cuidar bem de uma Flor de Maio, você deve mantê-la em um lugar bem arejado e iluminado, mas em que o sol não bata diretamente em suas folhas. Já o solo para cultivo desta planta deve ser leve e bem drenado, impedindo acúmulo no fundo do vaso.

VEJA TAMBÉM
Cactos: siga esses passos para ter SUCESSO no cultivo desta planta

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.