Como fazer um jardim vertical: 10 dicas e ideias para criar um em casa

Eduardo Peres

31/01/2023

Ter um jardim vertical em casa pode ser muito bom para decorá-la, e se você está com um interesse em montar um, veja a seguir 10 dicas e ideias de como fazer para montar um jardim vertical na sua residência agora mesmo!

(Imagem: Daniel Funes Fuentes/ Unsplash)

(Imagem: Daniel Funes Fuentes/ Unsplash)

10 – Mantenha uma iluminação adequada

Pelo fato do jardim estar na posição vertical, ele deverá ficar apoiado em alguma parede ou então em um lugar em que ele possa ficar estável, isso fará com que a quantidade de luz que ele receba possa acabar ficando limitada.

Isso pode ser bom ou ruim, já que existem plantas que necessitam de quantidades diferentes de luz solar para se desenvolverem. Dependendo do tipo de plantas que você for cultivar no jardim, procure o montar em um local que as plantas recebam a quantidade ideal de luz para elas crescerem.

9 – Mantenha o jardim sempre limpo

Jardins tendem a ficar sujos com o passar do tempo, seja por acúmulo de folhas secas que caem das plantas, pela chuva ou então por animais como pássaros e insetos. É sempre bom limpar o jardim com frequência para evitar que ele permaneça sujo.

Limpá-lo com frequência pode ser muito útil para evitar que as plantas fiquem vulneráveis a ataques de pragas e insetos, além de também manter uma bela aparência e garantir que a vegetação cultivada não desenvolva doenças causadas por bactérias e fungos.

8 – Utilize suportes como arames, cordas etc.

Montar um jardim na vertical não é a mesma coisa que montar um jardim no chão, onde as plantas estão em uma posição estável. Um jardim montado na posição vertical corre o risco de acabar desmoronado se não for construído da forma correta.

Certifique-se de utilizar suportes como arames, cordas, correntes etc. e outros tipos de materiais que podem manter a estrutura do jardim estável. Além disso, procure ajuda de pessoas que são experientes em construções de montagem de estruturas ou móveis semelhantes caso seja necessário.

7 – Crie camadas de plantas diferentes

Você pode montar um jardim vertical com quantas camadas desejar, apenas tome cuidado para não montá-lo de forma desigual, fazendo com que um lado seja maior que o outro, ou então que ele fique mais pesado em um lado, aumentando a sua instabilidade.

Para deixá-lo mais interessante, adicione plantas diferentes em cada um dos andares do jardim, com cada um focando em um tipo diferente. Por exemplo, uma camada apenas com suculentas, outra com apenas cactos, outra com orquídeas, outra com trepadeiras etc.

6 – Adicione adubo orgânico

Adicionar adubo orgânico pode ajudar bastante no desenvolvimento das suas plantas, pois ele possui nutrientes que podem fazer com que elas cresçam mais rápido e de forma mais saudável. Não é necessário adubar o substrato com muita frequência, mas é recomendável que você aplique um pouco no solo do vaso de cada planta pelo menos uma vez por mês, dependendo das plantas.

5 – Adicione substrato úmido antes de plantar

Antes de você colocar a planta no substrato, umedeça-o um pouco, pois dessa forma, a planta poderá absorver com mais facilidade os nutrientes presentes no solo, além de garantir que ela se desenvolva com mais velocidade. Manter o solo umedecido também ajuda para que ele seque rapidamente, além de proteger as raízes da planta quando ela for movida para outro lugar.

4 – Regue as plantas regularmente

Para evitar que as suas plantas morram de sede, procure regá-las regularmente, de preferência uma vez por dia, ou então uma vez a cada dois dias, dependendo das necessidades da planta. Verifique se o solo não está úmido antes de regar, se estiver, não é necessário regar o solo. Mas tome cuidado para não exagerar na quantidade de água, pois as raízes da planta poderão apodrecer se você exagerar demais na quantidade de água.

3 – Deixe as plantas em espaços adequados

Tome cuidado para não posicionar uma planta grande demais em um espaço muito pequeno, e vice-versa. Se você colocar uma planta grande que precisa de um vaso igualmente grande para se desenvolver, a planta não conseguirá se desenvolver adequadamente, e as suas raízes poderão ficar fixadas nas laterais do vaso.

2 – Monte o jardim em uma estrutura resistente

Existem vários tipos de estruturas diferentes que podem ser utilizadas para a construção do jardim vertical. Independentemente do tipo de estrutura que você utilizará, certifique-se que ela é resistente e firme o suficiente para abrigar as plantas que você deseja colocar. E tenha cuidado para não acabar sobrecarregando o jardim com plantas pesadas demais.

1 – Escolha bem os tipos de plantas

Como já foi mencionado antes, é bom tomar cuidado quando você for posicionar as plantas no jardim, para evitar que ele tenha o seu peso mal distribuído e também para que ele não fique mal organizado.

Nem todas as plantas se dão bem em jardins verticais, algumas das que mais se encaixam bem são suculentas e trepadeiras. Inclusive, elas são algumas das mais cultivadas nesse tipo de jardim.

Então, escolha bem quais plantas você colocará no seu jardim, para que ele não só tenha uma bela aparência e sirva como uma ótima peça de decoração, mas também para que ele seja estável e bem montado.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Como fazer um jardim de ervas: dicas para cultivar em casa e dar sabor aos seus pratos

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.