Quer plantar Lavanda em casa? Respondemos as 6 principais dúvidas!

Adson Leonardo

25/01/2023

Quem não gosta do cheirinho de lavanda pela casa? Se for natural e acompanhado das belas flores roxas melhor ainda! Plantar lavanda em casa ou apartamento é uma ótima maneira de garantir o bem estar trazido por essa querida planta em seu lar, e lhe ajudaremos com isso.

Principais dúvidas sobre como plantar lavanda em casa

Seja em vaso ou jardim, plantar lavanda em casa é uma maneira fácil e muito agradável de deixar o ambiente mais receptivo. A espécie Lavandula angustifolia é a mais utilizada para fins ornamentais. Além de bonita, ela é ótima para a culinária, fins medicinais e confecção de perfumes.

Abaixo sanamos as dúvidas mais frequentes sobre o plantio de lavanda para que seu jardim cresça forte e chamativo.

Como preparar as sementes de lavanda para plantio em casa?

A lavanda é uma planta relativamente simples de plantar e germinar, tanto em vaso quanto em jardim. No entanto, para garantir maiores chances de sucesso e elevada taxa de germinação é ideal preparar as sementes antes do plantio.

Isto é feito através do processo de “quebra de dormência”, necessário em muitas sementes. O objetivo aqui é simular o efeito que o ambiente natural tem sobre as sementes, pois são condições pelas quais elas passam na natureza e estão relacionadas à evolução da espécie.

Para a lavanda é preciso deixá-las sobre um papel umedecido em um recipiente fechado ou dentro de um plástico para evitar perda de umidade. Em seguida, coloque-as para resfriar em cerca de 4°C por 3 semanas. Após isto, basta plantar normalmente.

Como deve ser o substrato para plantar lavanda em casa?

Apesar da lavanda ser uma planta de poucas exigências, o melhor é garantir um solo ideal para ela. Primeiramente, garanta que o substrato tenha boa drenagem, para que o solo fique úmido mas não encharcado após as regas.

Além disso, a lavanda se dá melhor com solos calcários. Estes não apenas garantem os nutrientes essenciais para a planta, como também estimulam o crescimento de suas raízes.

Já com relação à acidez, o pH do solo ideal para a lavanda é entre 6,5 e 7,5.

Como plantar a lavanda?

Há duas formas de plantar a lavanda. Uma é com a semente em si. A outra envolve o método conhecido como “estaquia”, que utiliza estacas de caule da planta.

Com a semente basta semeá-las diretamente no solo, seja vaso ou jardim. Não é preciso enterrar a semente de lavanda, apenas deixá-la na superfície, pressionar levemente e adicionar uma fina camada de terra peneirada.

Já para a eustaquia é preciso cortar ramos de cerca de 10 cm de seus caules e fincá-los diretamente no solo até que se firmem.

Ambos os processos podem ser feitos diretamente no local definitivo de crescimento da planta. Caso você prefira usar uma sementeira, faça a troca de recipiente quando as mudas estiverem grandes o suficiente para manuseio.

A germinação da lavanda leva de duas a seis semanas.

Como regar lavanda?

Surpreendentemente, a lavanda é uma flor muito resistente a períodos de seca. Apesar disso, durante a germinação é importante deixar a terra com as sementes levemente úmidas o tempo todo.

Após crescida, mantenha uma rega regular, mas não encharque a planta. Igualmente, o ideal é manter certa umidade, mas a exigência fica muito menor.

Uma coisa importante é não regar as folhas e flores, pois assim a lavanda ficará mais suscetível a pragas e doenças.

Posso deixar a lavanda exposta à luz?

Não apenas pode como deve! Isto porque a lavanda adora luz solar e precisa dela para crescer saudável. Separe um momento do dia para deixá-la sob incidência direta da luz do sol.

Mas fique de olho: a lavanda não suporta frio ou calor extremo. No Brasil isto não é grande preocupação, mas é algo a se notar. Umidade extrema também representa perigo para a planta, sendo assim outro ponto de atenção.

Quando e como colher as flores de lavanda?

Por fim, as belas e cheirosas flores de lavanda podem ser colhidas assim que desabrocham. Isto pode ser feito cortando todo o ramo florido. Destas flores recém-colhidas os óleos essenciais são extraídos.

A primeira floração da lavanda pode ocorrer já no primeiro ano dela. No entanto, apenas no segundo ano que as flores se mostrarão em todo seu esplendor.

Outro ponto importante para quem deseja plantar lavanda em casa é fazer podas anuais. Isto manterá a flor bonita e seu crescimento saudável. Lembre-se também de podar os ramos velhos e lenhosos.

Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.

0

Aguarde, procurando sua resposta