As 5 melhores plantas para cultivar em ambientes com clima frio e seco

Felipe Matozo

02/02/2023

Em muitos lugares do Brasil, o inverno costuma ser rigoroso, com o frio marcando presença desde o outono. E como o inverno brasileiro costuma ser um misto de clima frio e seco, confira algumas plantas que se adaptam bem a esta situação.

1 – Babosa

A babosa é uma planta ideal para quem mora em regiões mais frias, onde o inverno “bate forte”, já que pode sobreviver a temperaturas de até 4ºC.

Também conhecida pelo seu nome científico, Aloe vera, esta suculenta também funciona como uma purificadora de ar. Isso porque a babosa possui a capacidade de absorver substâncias tóxicas.

Outra vantagem da babosa é que ela é uma planta fácil de se cuidar. Para mantê-la saudável, é preciso tomar alguns cuidados como regar uma vez por semana, cuidando para não encharcar o solo, e mantê-la em um ambiente que receba pelo menos 8 horas de luz natural por dia.

2 – Lavanda

A lavanda é uma das plantas ideais para se cultivar no frio, já que é resistente a temperaturas mais baixas, inclusive a geadas ocasionais. Além disso, a lavanda costuma florescer justamente no outono e no inverno.

Esta é uma espécie que possui uma série de qualidades que fazem com que ela seja bastante popular. O seu aroma, por exemplo, pode funcionar como um calmante, o que a coloca na lista de plantas que que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade.

Além das propriedades relaxantes, a lavanda também se destaca por ser uma flor resistente a períodos de seca, o que é comum no inverno.

Apesar desta característica de resistência, é importante tomar alguns cuidados para o bom cultivo da lavanda. Entre eles está a manutenção da planta sob sol pleno e regas regulares, cuidando para não encharcá-la. Para mais dicas sobre o cultivo desta espécie, veja nosso texto sobre ela.

3 – Alecrim

Alecrim

Alecrim (Imagem: Brooke Davis/Unsplash)

O alecrim é mais uma espécie popular no Brasil. Assim como a lavanda, esta erva também conta com um aroma típico que é benéfico, já que pode ajudar a melhorar humor e a memória e auxiliar na concentração.

Entre os motivos que colocam o alecrim na lista de plantas para cultivo em clima frio e seco está o apreço desta erva por temperatura ambiente e luz solar direta sem excesso.

No entanto, é importante destacar que o alecrim não pode ficar exposto a temperaturas muito baixas. Para quem mora em regiões que enfrentam geadas, por exemplo, é importante tomar cuidado, pois o alecrim não resiste a situações de tanto frio assim.

4 – Gerânio

Gerânio Pendente

(Imagem: Anna MW/Pexels)

Os gerânios também aparecem entre as plantas resistentes ao frio, especialmente o gerânio-pendente, que é uma espécie ideal para permanecer suspensa, por conta do seu formato de cascata.

Mas é importante manter esta espécie em sol pleno para que ela se desenvolva e floresça bem. Nesse caso, um ambiente que receba sol direto entre 4 e 6 horas por dia é ideal para se manter o gerânio.

Em relação às regas, é importante caprichar assim que plantar gerânios. Após este primeiro momento, as regas podem diminuir, sendo realizadas somente quando o substrato estiver seco, com o cuidado para não encharcar a planta.

5 – Hortênsia

As 5 melhores plantas para cultivar em ambientes com clima frio e seco

Foto: Connor Moyle/Unsplash

Por fim, temos a hortênsia, uma legítima flor de inverno. Esta bela planta gosta de temperaturas mais frias e de claridade, mas sem receber luz do sol diretamente.

Mas a hortênsia é uma planta que requer cuidado especial com as regas. Afinal, ao contrário das espécies citadas acima, ela deve ser regada com frequência, especialmente em climas mais secos.

Esta é uma planta que precisa permanecer sempre úmida. Por isso, a recomendação é regá-la a cada dois dias.

Quando o clima está mais seco, como costuma acontecer no inverno, as regas podem ser diárias. Mas é importante ter atenção para manter o solo úmido, porém não encharcado.

Você também pode gostar de ler
Como usar plantas para decorar e criar ambientes aconchegantes: dicas e ideias

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta