Como usar plantas para decorar e criar ambientes aconchegantes: dicas e ideias

Adson Leonardo

31/01/2023

Saber como usar plantas para decorar sua casa é uma habilidade ideal para quem deseja um ambiente confortável. Com as plantas certas, planejamento e sensibilidade, qualquer lugar se torna o lar ideal, principalmente depois das dicas que daremos neste artigo.

Como usar plantas para decorar ambientes internos

Como usar plantas para decorar é um conhecimento perfeito para quem gosta de um lar aconchegante

Como usar plantas para decorar é um conhecimento perfeito para quem gosta de um lar aconchegante (Imagem: jcomp/Freepik)

Usar plantas na decoração de sua casa ou apartamento é cada vez mais uma tendência. Não é difícil entender o motivo, afinal, elas trazem mais cor, frescor e harmonia a qualquer espaço. Mesmo no centro das cidades grandes, cercadas de concreto, nossas casas podem ganhar nova vida com as plantas certas.

Felizmente, não é preciso um quintal ou espaços enormes para conseguir uma decoração harmônica e agradável com plantas. Muito pelo contrário, qualquer espaço pode ser transformado com um pouco de conhecimento, criatividade e ousadia.

Para lhe ajudar com isso, separamos algumas dicas de como usar plantas para decorar qualquer espaço que você deseje!

Aproveite cada canto

Nossa primeira dica é um clássico, e especialmente importante na hora de decorar apartamentos pequenos com plantas. Cada espaço em nossas casas é muito importante, mesmo que não pareça.

Neste caso, o que buscamos são aqueles cantos e entradas que estão vazios mas não servem de passagem ou nenhum outro propósito. Isto porque são candidatos ideais para ganhar uma simpática planta.

Seja no chão, em prateleiras ou mesmo no ar e nas paredes, tudo vale! Use plantas em vasos, suspensas, jardins verticais ou mesmo plantas em quadros para decorar estes lugares.

Alguns pontos clássicos para escolher são cantos de sofás, estantes de livros, cômodas e mesas, paredes de áreas de serviço e varandas, sobre ou ao lado de escrivaninhas, entre outros.

Cuidado com o tamanho da planta

Aqui fica uma dica em forma de alerta para como usar plantas para decorar: cuidado para não deixar o espaço sobrecarregado ou claustrofóbico utilizando plantas grandes demais.

Muitas vezes o espaço vazio cumpre o propósito de deixar o ambiente mais aberto e arejado. Assim, uma planta ou vaso grande demais pode fazer mais mal do que bem nestes casos.

Assim sendo, escolha uma espécie que contribua para esta sensação e converse harmoniosamente com o espaço. Para cantos de paredes, por exemplo, vasos estreitos e altos com plantas como a espada de São Jorge são ideais.

Já para as estantes, paredes e tetos uma ótima pedida são as plantas pendentes. Jibóias e barbas-de-moisés são ótimos exemplos que dominam o espaço sem exageros. Sobre as mesas há boas plantas compactas como opção, como suculentas, que ficam belas de todos os ângulos.

Preste atenção às necessidade da planta

De nada adianta uma planta na casa de ela não tiver as condições para crescer saudável e bonita. Não dar o que a planta precisa, e não cuidar de verdade dela, apenas gerará frustrações e a necessidade de trocá-la periodicamente por uma nova.

Assim sendo, estude sobre a espécie que deseja antes de usá-la na decoração. Veja se ela precisa de luz direta ou indireta, quanta água e a periodicidade de regas.

Cada uma é muito diferente. Enquanto algumas precisam de regas espaçadas, outras precisam de umidade constante. Algumas devem ser praticamente afogadas em água, já outras se saem melhor com um gotejamento constante.

Além disso, observe sua casa ao longo do dia, e do ano, para encontrar os pontos onde há luz do Sol e em quais horários. Isto é muito importante especialmente se a sua rotina for corrida.

Pense no tempo que possui para regar a planta e trocá-la de lugar para tomar Sol.

Por fim, muita atenção ao substrato onde a planta está. Garanta que ela tenha nutrientes suficientes e fique atento a qualquer sinal de contaminação ou pragas, seja na terra ou na planta em si.

Experimente combinações

Por fim, saber como usar plantas para decorar é um trabalho em conjunto com o estilo da sua casa. Todas as formas, cores e organização devem conversar entre si.

Estude um pouco sobre teoria das cores para aplicar em sua casa. pesquise alguns estilos clássicos e modernos para entender as combinações e sensações que cada um passa.

E, claro, faça aquilo que você deseja!

De nada adianta tanta teoria se a sua casa não tiver a sua cara. Use-a como guia, mas, no final, faça aquilo que te deixa feliz. Não tenha medo de errar e experimentar diferentes combinações para chegar no ambiente perfeito para você.

Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.

0

Aguarde, procurando sua resposta