Quer plantar Lavanda em casa? Respondemos as 5 principais dúvidas!

Eduardo Peres

25/12/2022

Você possui várias plantas na sua casa, e quer adicionar Lavanda na sua plantação? Aqui no NoDetalhe daremos a você 5 dicas essenciais sobre como plantar esse tipo específico de planta que muitas pessoa querem ter em suas casas, mas não sabem como exatamente cultivar Lavanda. Aproveite a leitura e sinta-se livre para seguir as 5 dicas a seguir!

5 – Podar a planta anualmente

O primeiro passo para garantir um bom cultivo é podar a Lavanda pelo menos uma vez por ano, mais precisamente durante o verão, para eliminar as folhas secas e as hastes florais.

4 – Quebra de dormência das sementes

Antes de semear a planta, coloque as sementes em um papel umedecido dentro de um saco plástico (para evitar que a água evapore), e deixe dentro da geladeira durante pelo menos 3 semanas em uma temperatura entre 3 e 5°C.  Depois disso, você poderá seguir com a semeadura normalmente. Esse processo é conhecido como a “Quebra de Dormência”, e é utilizado para garantir que ocorra uma germinação uniforme e mais rápida.

3 – Regar o solo

Para garantir que a planta cresça e se desenvolva sem problemas, sempre regue o substrato em que a lavanda está, mas evite molhar as folhas, pois caso isso aconteça, deixará a planta mais suscetível a desenvolver doenças e propagar fungos. Não é necessário regar a planta constantemente, pois ela aguenta longos períodos sem rega sem problemas. E também tome cuidado para não sobrecarregar a planta com muita água para não correr o risco de afogá-la.

2 – Plantar a Lavanda em um bom solo

Um bom solo é algo necessário para o desenvolvimento de qualquer planta. No caso as lavandas, plante-as sempre em um solo que tenha uma boa drenagem, principalmente aqueles que são menos espessos e mais leves. Caso você plante a lavanda em um solo muito compacto que não tenha uma boa drenagem, a planta poderá ficar sobrecarregada com água e isso poderá atrasar o seu desenvolvimento podendo até fazer com que ela acabe morrendo.

1 – Coloque sua Lavanda em um lugar bem iluminado

Seja lá onde você plantar a sua lavanda, seja ela em casa ou no seu jardim, opte sempre por colocá-la em um lugar bem iluminado, pois isso garantirá que a planta crescerá de uma forma saudável, além de garantir que ela tenha um ótimo perfume.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Para começar 2023 bem: 7 plantas que trazem PROSPERIDADE

Para começar 2023 bem: 7 plantas que trazem PROSPERIDADE

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.