6 plantas ideais para se cultivar em pequenos espaços: dicas para jardinagem em apartamento

Confira alguns exemplos de plantas ideais para ambientes internos e pequenos que você pode cultivar em seu apartamento.


Muitas vezes, quem mora em apartamento acha que não pode cultivar plantas por falta de espaço, mas há diversas espécies se adaptam muito bem a ambientes internos e pequenos. A seguir, confira alguns exemplos.

1 – Begônia

Begônia Cerosa
Begônia Cerosa

Começamos esta lista com a Begônia porque está é uma planta possui belas flores que lembram pequenas rosas e pode floresce o ano todo, dependendo dos cuidados com o seu cultivo.

As flores da Begônia apresentam variações de cores como branco, amarelo, rosa, salmão e vermelho, e podem ter combinações entre estas cores.

No entanto, mesmo que esta planta se adapte bem a ambientes internos, é necessário mantê-la em um lugar em que ela receba luz solar indireta. Também é recomendado ter atenção com a data do plantio, pois a Begônia prefere climas quentes e não suporta temperaturas baixas.

As regas devem acontecer sempre que o solo estiver seco, a cada três ou quatro dias, cuidando para não encharcar a terra e para molhar apenas o solo, não as folhas.

2 – Echeveria

Também conhecida como “Rosa de Pedra”, a Echeveria se destaca por ser uma das suculentas que dá flores. E por ser um tipo de suculenta, esta é uma espécie relativamente fácil de se cuidar.

Como a Echeveria precisa de sol para se desenvolver, é recomendado manter o vaso em um lugar que receba luz solar de manhã ou à tarde.

Outro detalhe que merece atenção é que esta espécie possui uma haste floral lateral, e é importante ficar de olho para conferir se esta haste não cresce no centro da planta. Afinal, se isso ocorrer, a Echeveria morre após florir.

3 – Jiboia

Jiboia - Plantas Pendentes
Foto: Jacob Spaccavento/Unsplash

A Jiboia é um tipo de planta pendente. Ou seja, é ideal para você colocar em vasos suspensos ou em prateleiras altas, pois se espalha de maneira a enriquecer o ambiente.

Esta também é uma planta recomendada para iniciantes em jardinagem, pois é fácil de se cuidar. A Jiboia se adapta muito bem em espaços fechados e precisa permanecer em um ambiente bem iluminado, mas sem exposição direta ao sol.

Outro cuidado que você deve tomar para manter esta planta saudável é regar sempre que o solo estiver seco. Mas é importante manter a Jiboia em fora de alcance de crianças e pets, pois ela possui substâncias tóxicas.

4 – Violeta

Violeta Africana
Foto: Corina Bianca/Unsplash

A Violeta é uma das melhores plantas com flores para se cultivar em ambientes internos, inclusive para quem mora em apartamento, principalmente pela beleza de suas flores e por não tolerar luz solar direta e constante.

No caso espécie “Violeta Africana”, como a da imagem acima, a floração pode acontecer durante todo o ano. Para que a planta cresça saudável, a recomendação é mantê-la sob luz solar indireta brilhante ou luz moderada e deixá-la sempre úmida, mas nunca encharcada.

5 – Mini Cactos

Cactos
Cactos (Imagem: Divulgação/Unsplash)

Conhecidos por sua resistência, os mini cactos são plantas fáceis de cuidar e ideais para quem mora em apartamento. Como os cactos armazenam a água necessária para sua sobrevivência, eles toleram alguns dias entre uma rega e outra.

De modo geral, os cactos preferem sol pleno, mas alguns toleram meia-sombra com boa luminosidade.

Mas segundo a paisagista Flávia Nunes, muitas vezes a espécie só consegue se adaptar a meia sombra porque foi produzida em estufa, longe do sol. Nesse caso, é preciso “introduzir a planta aos poucos à luz direta”, explica a paisagista.

Para conferir mais detalhes sobre como ter sucesso no cultivo de cactos, aproveite para ver o nosso texto sobre o assunto.

6 – Lírio da Paz

Lírio da Paz
Lírio da Paz (Imagem: Divulgação/Unsplash)

O Lírio da Paz é uma planta de médio porte bastante comum em ambientes internos. Além disso, por ser uma planta que simboliza paz e tranquilidade, esta espécie também ajuda a criar um ambiente harmonioso em seu apartamento.

Esta é uma planta que se adapta bem a locais com sombras claras e gosta de umidade. Sendo assim, é necessário ter um cronograma regular de regas, mantendo o solo úmido, mas nunca encharcado.

Você também pode gostar de ler
7 Plantas para a Sala que são TENDÊNCIA entre designers de interiores

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.