ESTAS 5 Plantas com Flores são as MELHORES para ambientes internos

Felipe Matozo

13/01/2023

Cultivar flores em ambientes internos é uma das melhores formas de decorar um espaço, já que as plantas trazem vida e colorem o lugar. Mas como nem toda planta floresce em espaços internos, confira a seguir algumas espécies ideias para este tipo de ambiente.

1 – Violeta-Africana

Esta é uma planta muito popular em ambientes internos, principalmente por conta da beleza de suas flores. A violeta-africana é uma espécie ideal para este tipo de ambiente, pois não pode ser mantida sob luz solar direta e constante.

Além disso, a violeta-africana também se destaca por ser uma planta que floresce o ano inteiro, o que faz com que ela seja uma ótima opção de decoração.

Para o bom cultivo desta planta, é importante mantê-la sob luz solar indireta brilhante ou luz moderada. Outra indicação é cuidar com a umidade violeta-africana, que deve se manter sempre úmida, mas nunca encharcada.

Em relação ao solo, é recomendado que ele tenha uma boa drenagem e seja ligeiramente ácido. Nesse caso, uma dica é adicionar areia ou outros materiais porosos ao solo de envasamento, e colocar o vaso sobre um prato com pedrinhas molhadas.

2 – Flor-da-fortuna

Flor da Fortuna

Flor da Fortuna (Imagem: Divulgação/Pexels)

A Flor-da-fortuna é uma das espécies de suculentas que dão flores, o que também garante um lugar para ela na lista de plantas ideais para colorir ambientes internos.

Agrupadas, as flores desta espécie apresentam tons quem variam entre vermelho, rosa, lilás, laranja, amarelo e branco. O tempo de floração da Flor-da-fortuna pode chegar a até três meses, entre o final de outono e o início da primavera.

Assim como outras suculentas, esta indicada para quem está iniciando no mundo da jardinagem, pois é considerada fácil de cuidar. Entre os cuidados necessários para o bom cultivo da flor-da-fortuna estão:

  • Evitar exposição ao sol durante as horas mais quentes do dia;
  • Regar duas vezes por semana, sem encharcar as raízes;
  • Manter o solo bem drenado, ácido, leve e arenoso.

3 – Orquídeas

Orquídeas são flores comuns em ambientes internos, mas elas requerem alguns cuidados essenciais para que tenham uma vida longa e saudável, conforme já explicamos aqui.

De acordo com a paisagista e jardinista Paula Brito, é possível cultivar orquídeas dentro de casa desde que elas fiquem em locais bem iluminados. Além disso, também é necessário mantê-las longe de ar condicionado ou ambientes com pouca ventilação natural, segundo ela.

Em relação às regas das orquídeas, Paula explica que elas devem acontecer uma ou duas vezes por semana. Mas é preciso cuidar para regar apenas o substrato e as folhas, evitando molhas as flores.

Por fim, a paisagista também destaca que é preciso adubar as orquídeas mensalmente, quando a planta está em ambiente interno.

4 – Lírio da Paz

Lírio da Paz

Lírio da Paz (Imagem: Divulgação/Unsplash)

Apesar do nome, esta espécie não faz parte da família do lírio. Na verdade, o Lírio do Paz está relacionado com plantas como o filodendro e a alocasia.

Esta é uma planta que pode aparecer com imponência em ambientes internos, já que pode chegar a até 90 cm de altura em espaços fechados. Além disso, ela também é uma espécie perene, ou seja, tem um ciclo de vida longo.

Para o bom cultivo do Lírio da Paz, é importante que ela fique sob luz média, indireta. As regas devem acontecer quando a parte de cima do solo estiver seca, e é importante manter o solo bem drenado e com mistura de turfa e areia.

5 – Amarílis

ESTAS 5 Plantas com Flores são as MELHORES para ambientes internos

Vaso de Amarílis. Foto: Earl Wilcox/Unsplash

A Amarílis é uma planta elegante que pode permanecer em ambientes internos ou externos. Suas flores apresentam um formato de trombeta e costumam ser listradas ou mosqueadas.

Segundo a paisagista Ana Paula Lino, a Amarílis gosta de sol pleno, de preferência o sol da manhã, e o ideal é a planta recebe ao menos 4 horas de luminosidade por dia.

A paisagista também realizar regas somente quando o substrato estiver seco, pois a espécie precisa permanecer levemente úmida, mas não tolera solos encharcados.

No caso da adubação, Ana Paulo faz isso uma vez por semana ou a cada 15 dias, usando húmus de minhoca ou adubo industrializado.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta