Como fazer um jardim de ervas: dicas para cultivar em casa e dar sabor aos seus pratos

Adson Leonardo

31/01/2023

Está querendo revolucionar sua culinária? O segredo é usar os temperos certos! Pois saiba que há uma forma muito barata e fácil de conseguir isso sem sair de casa. Aprenda como fazer um jardim de ervas e tenha sempre folhas frescas para usar na comida!

Porque fazer um jardim de ervas

Como fazer um jardim de ervas: salsa é uma ótima opção

Como fazer um jardim de ervas: salsa é uma ótima opção (Imagem: azerbaijan_stockers/Freepik)

As vantagens em fazer um jardim de ervas são muitas, inclusive algumas que você nem sequer imagina.

Primeiramente a mais óbvio: ter acesso a diversos temperos e chás sempre que precisar. Usar uma erva para complementar o sabor da comida é perfeito para deixar qualquer refeição um luxo de forma simples e sem gastar nada. Além disso, nada como um chazinho quente nos dias frios ou para ajudar a dormir.

Em segundo lugar, fazer um jardim de ervas também serve como decoração. Muitas delas crescem lindíssimas, sendo ideal para enfeitar jardins ou até mesmo os ambientes internos da casa graças ao tamanho compacto.

Outro fator quase invisível é o frescor que elas trazem, literalmente. Muitas ervas fáceis de plantar em casa lançam no ar compostos voláteis que ajudam a perfumar o ambiente. Um exemplo clássico é o cheirinho de hortelã, que fica especialmente evidente após a rega.

Por fim, outra vantagem dos compostos produzidos por algumas ervas é a sua ação contra pragas, que favorece o crescimento de outras ervas e plantas. O manjericão, por exemplo, é perfeito para isso e pode ser plantado em conjunto com espécies como o tomate.

Dica de como fazer um jardim de ervas

Depois de aprender o que ele proporciona para você e sua qualidade de vida, fica óbvio como fazer um jardim de ervas é uma opção incrível! Independentemente se você mora em casa ou apartamento, com quintal ou não, há como fazer um.

Além disso, não importa seu gosto para as refeições. Seja você mais conservador na comida, ou goste de experimentar sabores e texturas, há uma opção de erva ideal. Siga as dicas dadas abaixo para planejar e criar seu jardim de ervas e nunca mais conseguirá ficar sem um.

Como escolher o local para um jardim de ervas

Para escolher o lugar onde seu jardim de ervas ficará é preciso primeiramente conhecer as plantas que você cultivará. Em seguida, decidir como quer utilizar o espaço em sua casa.

Para quem tem um jardim é uma boa opção plantar as ervas nele, seja diretamente na terra ou não. Lá ele terá luz abundante, caso a espécie escolhida precise, por exemplo.

Outras opções viáveis neste caso são os vasos suspensos na parede externa de áreas de serviço, ou mesmo na beirada de janelas caso more em apartamento.

Caso a erva escolhida goste mais de sombra, os vasos internos são a escolha ideal. Por serem plantas pequenas, elas podem ficar em praticamente qualquer lugar.

Vasos ou canteiros: qual usar?

Conhecer a planta também é chave neste segundo passo, que é decidir cultivá-la em um vaso ou canteiro.

Algumas ervas se saem bem com outras espécies, inclusive se ajudando mutuamente. Seja para afastar as pragas uma da outra, economizar espaço, ou contribuir para o crescimento, optar pelos canteiros neste caso é o ideal.

Por outro lado, outras podem prejudicar o crescimento de outras plantas. Nestes casos, o ideal é o vaso, para que cresçam de maneira independente. Há casos que até mesmo vários pés da mesma espécie acabam se sufocando, sendo os vasos individuais a melhor escolha.

Quais espécies cultivar em um jardim de ervas

Esta é a dica mais importante na hora de fazer um jardim de ervas. Afinal, como vimos, conhecer a planta que você irá cultivar é essencial para garantir as condições ideais para que ela cresça saudável.

Esta escolha passa primeiramente pelo seu desejo. Quais temperos você mais gosta e quer ter no jardim? Quais chás mais aprecia? Qual acha mais bonita ou fácil de cuidar?

Reflita sobre isso por um tempo, estude as opções e faça a escolha. Algumas escolhas clássicas estão listadas abaixo para te ajudar neste processo.

  • Orégano – Precisa de: local ensolarado e rega moderada
  • Manjericão – Precisa de: sombra e rega moderada
  • Coentro – Precisa de: bastante luz e solo bem drenado
  • Cebolinha – Precisa de: sombra parcial e solo úmido
  • Alecrim – Precisa de: luz direta e solo bem drenado
  • Salsa – Precisa de: sombra parcial e solo úmido
  • Hortelã – Precisa de: sombra parcial e solo úmido

 

Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.

0

Aguarde, procurando sua resposta