5 plantas que você JAMAIS deve ter dentro de casa; elas podem ser PERIGOSAS

Alexandre G. Peres

21/12/2022

Embora o hobby da jardinagem possa ser até mesmo benefício para a saúde, melhorando a criatividade, a memória visual e a atividade motora, além de ser uma atividade motivadora e relaxante, é preciso tomar cuidado. Isso porque há algumas plantas que você JAMAIS deve ter dentro de casa, pois elas são perigosas podem colocar a sua vida e a de sua família em risco!

5 plantas perigosas que você jamais deve ter dentro de casa

Algumas plantas podem ser bastante perigosas para sua saúde, para a saúde de sua família e também para à de seus animais de estimação, como gato, cachorro, coelho etc.

A seguir, você conhece 5 delas! Algumas são bastante comuns em jardins, casas e apartamentos, pois os proprietários nem sequer fazem ideia de que elas são perigosas!

5 – Comigo-ninguém-pode

Comigo-ninguém-pode (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

Comigo-ninguém-pode (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

Como o próprio nome sugere, a Comigo-ninguém-pode é uma das plantas que você deve evitar ao máximo ter em sua casa. Seu nome científico é dieffenbachia ssp e ela também é popularmente conhecida como aningapara.

Embora tenha algumas vantagens na hora de se cultivar dentro de casa, como tolerância a baixa luminosidade e a baixa umidade relativa do ar, e tem uma aparência agradável, com folhas grandes em tons de verde e amarelo, ela tem algumas características bastante nocivas.

Isso porque ela tem presença de oxalato de cálcio nas folhas. Quando em contato com a pele, essa substância pode causar inchaço, irritação e sangramentos. Caso ingerida, os problemas são ainda mais graves, incluindo asfixia e podendo levar à morte. Cuidado redobrado com crianças pequenas e animais domésticos!

4 – Narciso

5 plantas que você JAMAIS deve ter dentro de casa; elas podem ser PERIGOSAS (Imagem: Mohammad Asadi/Unsplash)

5 plantas que você JAMAIS deve ter dentro de casa; elas podem ser PERIGOSAS (Imagem: Mohammad Asadi/Unsplash)

Apesar da beleza exuberante, tendo uma atratividade alta como planta de decoração, o narciso é perigoso à saúde humana. Suas cores variam entre o amarelo e o branco e sua origem tem raízes no Mediterrânea e na Ásia. Seu nome faz referência ao personagem mitológico grego Narciso, que, reza a lenda, apaixonou-se pela própria imagem e acabou morrendo afogado tentando apanhar seu reflexo em um rio.

O perigo do Narciso (a planta, não o personagem) está no fato dele ele conter licorina, produto químico bastante tóxico, que pode causar vômito, náusea, diarreia, dor no abdômen e irritação na boca. Embora sejam sintomas temporários, é melhor não arriscar, não é?

3 – Espada-de-São-Jorge

Espada-de-São-Jorge (Imagem: Feey/Unsplash)

Espada-de-São-Jorge (Imagem: Feey/Unsplash)

Uma das queridinhas dos brasileiros por supostamente espantar mau-olhado, o que muita gente não sabe é que a Espada-de-São-Jorge, quando ingerida, contém substâncias que podem ser tóxicas até mesmo para os seres humanos.

Algumas das substâncias presentes nesta planta são glicosídeos pregnâncios e saponinas esteroidais, que podem causar irritação das mucosas, além de dificuldade de movimentação e respiração e salivação intensa. Também são um perigo para animais domésticos!

2 – Copo-de-leite

Copo-de-leite (Imagem: Manuel Torres Garcia/Unsplash)

Copo-de-leite (Imagem: Manuel Torres Garcia/Unsplash)

Muito querida pelos brasileiros, o Copo-de-Leite tem esse nome pelo seu formato, que lembra um copo com leite (obviamente). Originária da África do Sul, é facilmente encontrada em floriculturas e amplamente espalhada em jardins. Porém, o que nem todos sabem é que ela também é tóxica.

Isso porque o Copo-de-leite tem uma substância chamada oxalato de cálcio, mesma substância da Comigo-Ninguém-Pode. Alguns dos sintomas incluem inchaço, irritação, sangramento e, em caso de ingestão, asfixia e morte.

1 – Espirradeira

Espirradeira (Imagem: Peter Schad/Unsplash)

Espirradeira (Imagem: Peter Schad/Unsplash)

Também muito bonita, mas igualmente perigosa, a Espirradeira, também conhecida como loendro, loureiro-rosa, flor-de-são-josé e por diversos outros nomes, pode ter flores brancas, róseas ou vermelhas, chegando a até 5 metros de altura.

O que nem todos sabem é que todas as suas partes são tóxicas e podem ser bem danosas às pessoas e aos animais de estimação. Isso porque ela contém substâncias como oleandrina e neriantina, e estudos sugerem que basta apenas o consumo de UMA folha para matar um homem de 80kg. Até mesmo o contato com a pele pode ser perigoso para a saúde, sendo recomendado o manuseio com luvas.

Outras plantas perigosas que devem ser evitadas em casa

Por fim, confira a seguir outras plantas que devem ser evitadas ao máximo dentro de casa por serem tóxicas ou nocivas à saúde de humanos e animais:

  • Caládio: possui oxalato de cálcio, já mencionado neste artigo;
  • Bico-de-papagaio: possui látex tóxico em sua seiva, causando inflamações quando em contato com a pele;
  • Saia-branca: suas folhas e flores possuem alcaloides beladonados, que podem causar problemas neurológicos e cardíacos;
  • Antúrio: também possui oxalato de cálcio;
  • Sálvia: a variedade Salvia Divinorum possui salvinorina, sendo até mesmo proibida pela anvisa (não confundir com a sálvia utilizada na culinária; essa não faz mal!);
  • Tinhorão: também possui oxalato de cálcio;
  • Coroa de cristo: possui um látex que, quando em contato com os olhos ou boca, pode resultar em lesões, diarreia e vômitos;
  • Mamona: sua semente contém ricina que, quando ingerida, pode causar coágulos sanguíneos e levar à morte;
  • Beladona: contém substâncias tóxicas que podem causar aumento da frequência cardíaca, confusão mental, febre e dilatação das pupilas;
  • Lírio-do-vale: contém grande quantidade de cardenolídeos, esteroide que causa diversos problemas, inclusive no coração;
  • Azevinho: contém substâncias que pode causar náusea, vômitos, diarreias e até morte caso consumida em excesso.

Essas foram apenas algumas das plantas tóxicas que você deve evitar ter em casa. Caso tenha ficado com dúvida em relação a alguma, consulte um jardineiro experiente.

Você também pode gostar de ler:
5 plantas indicadas para quem não leva jeito com a jardinagem

5 plantas indicadas para quem não leva jeito com a jardinagem

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.