Siga este método infalível e remova manchas difíceis do carpete ou do tapete

Alexandre G. Peres

01/02/2023

Quem tem tapete e/ou carpete em casa, sabe que eles são importantes e versáteis na decoração, mas que também são propensos a manchas indesejadas e difíceis de remover. Porém, existem técnicas eficazes que podem ajudar.

Como remover manchas difíceis do tapete ou do carpete

Siga este método infalível e remova manchas difíceis do carpete ou do tapete

Confira dicas para remover manchas do tapete ou do carpete. Foto: wirestock/Freepik

Se você passar pela situação indesejada de se deparar com manchas no seu tapete ou carpete, e perceber que elas não são fáceis de tirar, a primeira coisa a fazer é limpar a área com água fria e um sabão neutro.

Normalmente, isso não é suficiente para remover manchas da superfície, mas ajuda a remover a maior parte da sujeira. Ou seja, funciona como uma limpeza inicial para evitar que a mancha se torne permanente.

Depois dessa primeira etapa, existem algumas técnicas que podem completar o serviço. No entanto, é importante esclarecer que a recomendação é sempre testar qualquer produto ou técnica em uma pequena área antes de usar em toda a mancha.

Isso porque existe a possibilidade de o material reagir mal” ao produto que você decidir utilizar. Por isso, a dica é testar em uma parte do do tapete ou carpete que fique fora de vista, coberta por algum móvel, por exemplo.

Além disso, também é indicado seguir as instruções do fabricante do tapete para garantir que o produto não irá danificar o tecido. Nesse caso, outra dica é pesquisar na internet as contraindicações do tecido em questão.

Dito isso, confira a seguir algumas dicas para remover manchas difíceis do tapete ou carpete e mantê-lo em ótimo estado por bastante tempo.

1 – Remover manchas do tapete com vinagre branco

O vinagre branco é um excelente remédio caseiro para remover manchas, não só de tapetes, como também de outros tecidos. Aqui mesmo nós já explicamos como usar um pouco de vinagre branco para deixar suas roupas brancas como novas.

No caso do tapete ou carpete, você pode misturar uma parte de vinagre branco com três partes de água e aplicar na mancha.

Após isso, deixe a solução agir por alguns minutos e, em seguida, use uma escova de dentes macia para esfregar suavemente a região.

2 – Álcool isopropílico

Caso o vinagre não funcione, outra opção eficaz para remoção de manchas é o álcool isopropílico, também conhecido como isopropanol.

Nesse caso, basta aplicar o álcool diretamente na mancha e esfregar suavemente com uma escova de dentes. Este produto é um limpador de uso geral, ideal para diversas superfícies, mas não esqueça de fazer o teste em uma área menor antes.

3 – Detergente para roupa também pode ajudar com manchas no tapete

Se a mancha no tapete ou no carpete for de gordura, você pode tentar removê-la com um pouco de detergente para roupa.

Mais uma vez, a limpeza deve ser feita com o auxílio de uma escova de dentes. Assim como nas dicas anteriores, é só aplicar o produto diretamente na mancha e esfregar suavemente.

4 – Produtos específicos para remoção de manchas

Por fim, se nenhuma destas soluções mais caseiras funcionar, você também pode tentar o uso de um dos muitos produtos específicos para remoção de manchas disponíveis no mercado.

Mas como estes produtos podem ser mais fortes do que as soluções anteriores, é necessário ter uma atenção especial com a tática de testar primeiro em uma pequena área não visível.

Nesse caso, também é necessário ler com atenção o modo de uso, as propriedades e contraindicações do produto escolhido, além das instruções do próprio tapete, para evitar danos.

Para diminuir os riscos, você pode pesquisar quais são os removedores de manchas mais indicados para o tecido do seu tapete ou carpete. Afinal, produtos que funcionam em um tipo de tecido podem ser prejudiciais para outro.

Se nada funcionar, procure um especialista

Se você perceber que a mancha não vai sair com uma das soluções caseiras, vale a pena levar o tapete até uma lavanderia especializada ou procurar um serviço de atendimento a domicílio.

Afinal, existe o risco de piorar a situação ao tentar remover uma mancha e tornar o dano irreversível. Por isso, se notar que o tecido não reagiu bem a um dos produtos, considere “pular diretamente” para o especialista.

Você também pode gostar de ler
Limpe seu sofá e deixe ele BRILHANDO com esses métodos INFALÍVEIS

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.