Tenha um jardim controlado: 5 plantas que não crescem muito

Elouise Lopes

16/03/2023

Algumas pessoas podem querer ter um bom controle sobre o jardim de sua casa e podem optar por ter aquelas plantas que não crescem muito, facilitando o trabalho.

Veja também: O guia definitivo para plantar Girassóis: tudo o que você precisa saber está aqui!

Tem diversas plantas que crescem pouco, mas que dão ao jardim um charme e tanto.

Tenha um jardim controlado: 5 plantas que não crescem muito

É bom saber quais são essas plantas, quanto elas crescem e escolher a que vai combinar melhor com o jardim da sua casa.

1) Violeta

A violeta é muito conhecida pelas cores vívidas de suas pétalas, indo de branco a roxo escuro. Essa planta herbácea normalmente não passa dos 30 centímetros de altura, atingindo entre 15 e 30 cm.

Para se manterem, as violetas vão precisar de alguns cuidados. O primeiro deles tem a ver com a quantidade de luz que a planta vai receber ao longo do dia. A violeta é uma planta que gosta de meia sombra e, em questão de temperatura, ela precisa ser agradável.

Também é bom manter o solo úmido (mas não encharcado) e aplicar fertilizante regularmente, porque isso ajuda a planta a se desenvolver bem. Em geral, as violetas dão um excelentes opções de plantas ornamentais.

2) Begônia

Outra opção bem elegante de planta que vai deixar seu jardim ainda mais bonito é a begônia. Assim como a violeta, ela só cresce até ter mais ou menos 30 cm de altura. Não é estranho que seja ótima para quem quer ter um jardim controlado.

A begônia é uma planta que pode ter pétalas de diferentes cores e vai deixar seu jardim bem bonito, com cores brancas, vermelhas, rosas, amarelas e até laranjas. Além da variedade de cores, o que também chama a atenção é que podem aparecer flores duplas nessa planta.

Você pode plantar a begônia no jardim, sem se preocupar em dar a ela cuidados muito específicos. Essa planta gosta de solos bem drenados e úmidos. Ainda é bom saber, antes de plantar, que as begônias gostam de luz filtrada ou sombra parcial.

3) Cactos

O tanto que um cacto pode crescer depende da espécie dele. Você pode escolher ter em casa cactos grandes ou pequenos. Para você que quer um jardim controlado, é uma boa ideia aderir àquelas espécies que crescem até 15 ou 20 cm.

Nesse caso, estamos falando do cacto-mamilaria, cacto-coroa-de-frade, cacto-ouriço, cacto-esfera e outros mais que se enquadram na categoria de mini cactos. Esse tipo de planta é ideal para lugares que tenham temperaturas entre 20º C e 30º C durante o dia e entre 10º C e 20º C no período da noite.

Os cactos normalmente são plantas que se dão melhor com solo arenoso. Se ele for arenoso, e ainda for drenado, para aumentar suas chances de se desenvolver bem.

4) Suculentas

As suculentas também não têm um crescimento muito exagerado. Elas geralmente vão até os 15 cm de altura. Essas plantas vão deixar o seu jardim muito bonito, além de organizado.

E o bom é que as suculentas são plantas bem tranquilas de se cuidar, porque elas não exigem cuidados muito específicos. As suculentas não precisam não precisam de muitos nutrientes para crescerem de maneira saudável, por exemplo. O ideal para elas é ficar em locais que tenham temperaturas razoáveis, entre 15º C e 30º C.

Se você pretende adotar uma suculenta, precisa ter em mentes que condições extremas são insuportáveis para elas. Por isso, nada de expor essa planta a geadas, muito menos a altas temperaturas. O ideal é ser bem cuidadoso em relação a isso.

5) Samambaia

Por último, mas não menos importante, temos em nossa lista a famosa samambaia. Muita gente pode achar que não, porém algumas espécies de samambaia não crescem tanto quanto outras, que atingem até 15 metros de altura.

As samambaias de pequeno e médio porte podem crescer só até os 30 ou 60 cm. Para ajudar essa planta a ter um bom desenvolvimento, procure cultivá-las em locais com luz indireta e também se preocupe em manter o solo úmido. Elas podem ser sensíveis à umidade, por isso vale pulverizar água nas folhas todos os dias.

Outra coisa que essa planta precisa é que seja feito controle de pragas regularmente, porque fungos e doenças podem prejudicar e muito a saúde dessas plantas. Além de manterem a ordem no jardim da sua casa, a samambaia também traz um certo charme para ele.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta