Concurso do Exército: escola preparatória de cadetes abre 440 vagas – Veja mais!

Quer tentar uma vaga no exército? Então, há uma boa notícia: a escola preparatória de cadetes abriu 440 vagas, que serão preenchidas por meio de concurso público.

Aqui, apresentamos todos os detalhes sobre esse concurso do exército. Confira e saiba como se inscrever, inclusive como funciona!

cadetes do exército

Quem pode se inscrever no concurso do exército?

A inscrição no concurso da escola de cadetes é liberada para candidatos que atendem requisitos específicos. Conheça quais são:

  • Efetuar pagamento da taxa de inscrição, exceto em casos que permitam a isenção;
  • Ser brasileiro nato;
  • Ter carteira de identidade civil ou militar;
  • Possuir CPF;
  • Ter ensino médio concluído;
  • Possuir entre 17 e 22 anos completos até 31 de dezembro do ano de matrícula no curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico;
  • Ter altura mínima de 1,60m para candidatos do sexo masculino e 1,55m para candidatas do sexo feminino;
  • Não ter filho ou dependente;
  • Ser solteiro legalmente (não pode ser casado ou ter união estável).

Vagas do concurso do exército

De acordo com o edital do concurso do exército, o processo seletivo tem como foco preencher 440 vagas, sendo 400 para homens e 40 para mulheres.

Desse total, 88 vagas são destinadas a candidatos negros.

Como se inscrever no concurso do exército

A inscrição é exclusivamente online, feita no site da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Abaixo, apresentamos um passo a passo de como realizar a sua:

  1. Acesse o site da EsPCEx;
  2. Selecione a opção de inscrição;
  3. Preencha as fichas de inscrição no processo seletivo;
  4. Verifique, na página de confirmação, se todos os dados estão corretos. Em caso negativo, aproveite para retificá-los;
  5. Finalize a inscrição e gere o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.

É importante salientar que o pagamento da taxa de inscrição deve ocorrer dentro do prazo estabelecido no boleto. Caso deixe passar, não será possível participar do concurso, porque a inscrição só é validada após o pagamento da taxa.

A taxa de inscrição no concurso do exército é de R$ 100,00 e o prazo para efetuá-la é de 11 de maio a 14 de junho. Evite deixar para a última hora, para não correr o risco de perder o período de inscrição.

Isenção da taxa de inscrição no concurso do exército

O concurso da escola de cadetes prevê casos de isenção da taxa de inscrição, mas o candidato precisa cumprir pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
  • Constar no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
  • Ser filho menor de idade de ex-combatente da Segunda Guerra Mundial incapacitado em ação;
  • Pertencer a uma família de baixa renda.

Caso atenda a um dos requisitos, a isenção deve ser solicitada no sistema de inscrição e é obrigatório  encaminhar os documentos solicitados. O site sempre mencionará o que deve ser apresentado para comprovação do direito à isenção.

Como é o concurso?

O concurso de admissão para a escola de cadetes é composto por duas etapas principais. Confira, logo abaixo, como funcionam cada uma delas:

Primeira etapa

A primeira etapa é composta por um exame intelectual, que possui caráter eliminatório e classificatório, feito por todos os candidatos inscritos.

Segunda etapa

A segunda etapa do processo seletivo é composta por quatro fases, todas de caráter eliminatório. Primeiro, o candidato realiza uma inspeção de saúde. Se aprovado, segue para a prova de aptidão física.

Caso passe nessa prova, o candidato realizará uma avaliação psicológica. Quem se autodeclarou negro na inscrição ou se beneficia de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército segue para a etapa de comprovação de requisitos para a matrícula.

Os aprovados farão o curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico, que possui nível superior, portanto, funciona como uma graduação.

Sua duração é de 5 anos, em regime de internato, na unidade da EsPCEx em Campinas, no interior de São Paulo, mas somente no primeiro ano.

A partir do segundo ano, há transferência para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro. Quando se forma, o aluno recebe o título de cadete.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário