Confira: Carteira do Idoso e quais são os benefícios oferecidos em 2022

Descubra mais sobre a carteira do idoso e quais são os benefícios oferecidos em 2022.

A Carteira do Idoso é considerado um benefício de quem completou 60 anos ou mais. Ela é capaz de garantir diversas vantagens ao idoso. Esse documento atua como um método de comprovação que garante o acesso dessa população aos descontos ou passagens gratuitas para viagens interestaduais e outras vantagens. Confira a seguir outros benefícios que a carteira do idoso confere aos seus cadastrados. 

O que é necessário para se requisitar a carteira do idoso

Para requisitar a Carteira, é necessário que a pessoa tenha feito anteriormente a sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e tenha a idade mínima de 60 anos ou acima. Além disso, o interessado deve utilizar um método de comprovação de que vive com uma renda individual de até 2 salários mínimos.

Publicidade

Publicidade

O que é necessário para se requisitar a carteira do idoso
Fonte/Reprodução: original

O novo sistema criado para emissão deste documento consegue realizar os cadastros pela internet através do site https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/. Atualmente, a carteira do idoso pode ser apresentada em seu formato digital, através da tela de um dispositivo móvel.

A carteira física é enviada no prazo de até 90 dias depois da data de cadastramento. Durante esse período, além da digital, é possível utilizar também uma Declaração Provisória que garante a utilização dos benefícios. 

Caso o idoso não consiga ter acesso à internet por algum motivo, o pedido da carteira do idoso pode ser feito por uma unidade do CRAS. Pela lei, a carteira disponibiliza acesso a vagas gratuitas e com descontos em viagens interestaduais. 

Publicidade

Publicidade

O que é a carteira do idoso?

A carteira do idoso é um benefício social. Ela atua como um documento que comprova que a pessoa que a utiliza pode ter acesso aos benefícios previstos pela lei. A carteira pode ser utilizada por até dois, que contam a partir da data de sua expedição oficial.

E para que serve a carteira do idoso e onde pode ser usado?

O documento serve para que seus cadastrados consigam utilizar seus benefícios, como passagens em viagens interestaduais com descontos ou gratuitas. A carteira é válida para todas as regiões do Brasil e deve ser aceita por todas as empresas de transporte.

A utilização da carteira pode ser feita somente para a pessoa cadastrada, não sendo permitido a sua transferência ou uso por outra pessoa.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário