Conheça os principais golpes de estelionatários sofridos por aposentados e pensionistas do INSS

Fique por dentro dos principais golpes de estelionatários sofridos por aposentados e pensionistas do INSS, para evitar ser pego.

principais golpes de estelionatários sofridos por aposentados e pensionistas do INSS

Os mais diversos tipos de golpes estão presentes no cotidiano do brasileiro. Sejam eles por internet, telefone e, até mesmo, nas ruas, todos os dias estamos expostos aos estelionatários que tentam, a qualquer custo, aplicar tais ações fraudulentas.

Nem mesmo os aposentados e pensionistas estão livres de serem vítimas de tais ações. E graças a atual condição econômica do país, tais golpes aumentaram – e se sofisticaram, levando o Ministério do Trabalho e Previdência a fazer um alerta para a população sobre essa situação.

Publicidade

Publicidade

Quais os principais golpes de estelionatários aplicados em beneficiários do INSS?

Talvez o principal meio para aplicação destes golpes seja através do telefone. Os golpistas utilizam o contato direto com a vítima para oferecer opções falsas de créditos consignados.

Outro tipo de golpe comum é o do cartão clonado. Através do truque do falso motoboy os estelionatários obtém informações dos dados bancários da vítima (inclui-se a senha), para tomar posse do cartão do segurado. 

Quais os golpes de estelionatários focados em aposentados do INSS?

A fraude da prova de vida on-line é um truque que os criminosos aplicam aos aposentados. Trata-se do pedido de uma suposta prova de vida que se faz necessária pela suposta central de atendimento. Logo depois, enviam uma mensagem pelo WhatsApp e solicitam documentos. Infelizmente, trata-se de mais uma mentira e o próprio INSS já alertou sobre essa modalidade de golpe cada vez mais comum. 

Publicidade

Publicidade

Além do tradicional contato por telefone, outros meios são empregados, como aplicativos de mensagens e, até mesmo, a carta. 

Golpe dos atrasados do INSS

Neste golpe em específico, os fraudadores entram em contato com as vítimas, geralmente por telefone, e afirmam o direito do segurado em receber supostos valores atrasados de benefícios pela Previdência Social. Não demora muito até pedirem dados pessoais preciosíssimos e efetuar o tal “depósito”. 

Golpe da auditoria previdenciária

Existem certas ocorrências em que o fraudador envia determinados documentos e explicam sobre  uma “auditoria geral previdenciária” e solicitam para uma “chamada de resgate”. 

Novamente, aproveitam-se da crise de hoje para dizer aos segurados o direito de resgatar certas quantias. 

Golpe do crédito consignado

O golpe do cartão de crédito consignado acontece quando os elaboradores contatam as vítimas e informam sobre a possibilidade de empréstimo e o valor do dinheiro que se pode tomar como crédito. Logo após uma rica explicação sobre a quantia e as devidas parcelas, o golpista mostra um contrato e pede que o assine. 

Quando a pessoa já está convencida, ela facilmente assina o contrato sem, nem ao menos, lê-lo adequadamente. Por meio desta desatenção, os criminosos conseguem parcelas infinitas que, na realidade, são a fatura mínima do cartão de crédito. 

Publicidade

Publicidade

Fontes: Extra

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário