Crescimento de golpes e fraudes no Brasil serve como alerta para se precaver

Crescimento de golpes e fraudes no Brasil serve como alerta para se precaver! Confira tudo que você precisa saber aqui No Detalhe.

O mês de setembro deste ano registrou um aumento significativo de 22% no número de tentativas de aplicações de golpes no Brasil. De acordo com pesquisas, acontece uma ocorrência dessa forma a cada sete segundos.

Os números são de uma ferramenta do Serasa Experian, que informou 3,1 milhões de ocorrências nesse mesmo mês, o que demonstra crescimento em relação ao ano passado.

Publicidade

Publicidade

Como ocorrem a maioria dos golpes virtuais no Brasil?

A maioria dos golpes no Brasil ocorrem das formas mais simples possíveis. Pois, ao inserir seus dados em qualquer plataforma sem o conhecimento prévio da mesma, você corre o risco de ser uma vítima de golpe.

Crescimento de golpes e fraudes no Brasil serve como alerta para se precaver (2)
Fonte/Reprodução: original

Uma das fraudes mais comuns nos dias atuais são os sites clonados, em que uma pessoa visualiza uma certa promoção em um anúncio patrocinado de uma loja conhecida, acredita que aquele anúncio seja realmente da loja oficial e acaba por acessar um site que é praticamente o clone do original. Assim que as vítimas colocam seus dados, como documentos e cartões de créditos, a aplicação dos golpes é executada.

Quais são os tipos de fraudes mais praticadas?

Os tipos mais populares de golpes no Brasil usam números de telefone, por exemplo. Uma pessoa efetua uma ligação afirmando ser do banco e exige que para desbloquear alguma função do cartão da mesma, ela precisa informar alguns dados para essa pessoa, que no caso é quem aplica o golpe.

Publicidade

Publicidade

Assim que adquire os dados, o golpista consegue ter acesso à conta bancária da vítima, que acreditou que o criminoso é oficialmente do banco.

Essa é uma das formas mais praticadas no país. Milhares de mensagens que afirmam ser do banco com links externos são mandados diariamente para as pessoas, e infelizmente algumas não têm tanto conhecimento e acabam por acessar essas páginas e oferecem seus dados.

Como se prevenir para não cair em golpes ou fraudes?

Uma das melhores formas de prevenir golpes, seja eles qual for, é aplicar algumas formas de seguranças que a maioria dos sites disponibiliza, como a autenticação de dois fatores e o uso de uma senha forte.

Para que seus dados estejam seguros, nunca envie dados bancários por e-mail, nem forneça senhas através de redes sociais. Sempre verifique a veracidade de um boleto caso tenha algum pagamento pendente.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário