Curso Técnico de Guia de Turismo 2021: Instituições, Valores e Mais

O Curso técnico de guia de turismo é muito popular e buscado por pessoas que gostam de conhecer lugares e culturas diversas.

O Técnico em Guia de Turismo é o responsável pela assistência e orientação de turistas durante passeios turísticos. É ele quem conduz grupos em visitas e viagens informando sobre o histórico dos locais assim como aspectos culturais, ambientais e geográficos em âmbito local, regional ou nacional.

Publicidade

Publicidade

Esse profissional tem a habilidade de planejar os roteiros turísticos conforme os interesses do público ou das agências às quais atende. Ele pode atuar no segmento turístico de instituições públicas ou privadas tendo uma boa variedade de locais de trabalho. Entre essas instituições podemos listar:

  • Museus;
  • Agências de Viagem;
  • Parques;
  • Centros Culturais.

O Técnico de turismo também pode ser contratado como um auxiliar de planejamento para novas rotas turísticas e culturais.

O curso técnico em guia de turismo tem como objetivo dar ao profissional o conhecimento das regiões em que irá atuar assim como desenvolver habilidades comunicativas que possibilitem a interação dos turistas para com as comunidades e culturas locais.

Publicidade

Publicidade

A seguir apresentamos algumas opções de cursos técnico em guia de turismo:

mãos em mapa

Curso Técnico de Guia de Turismo

O curso técnico de guia de turismo é bastante popular graças ao potencial turístico de várias regiões do país. Muitas escolas técnicas oferecem esse curso e podem ser encontradas em várias cidades do país. Aqui deixamos as opções desse curso nas instituições do SENAC.

SENAC – Técnico de Guia de Turismo 2021

O curso do SENAC é oferecido na modalidade EAD e conta com polos de apoio em todas as regiões do país. A duração do curso é de 12 meses e o custo de investimento é de 24 parcelas de R$250,00.

Apesar deste ser um curso a distância é preciso ressaltar que durante algumas aulas serão realizadas algumas visitas e viagens obrigatórias pertinentes a formação dos profissionais. Para essas atividades o aluno será orientado pelo seu polo de apoio. Confira aqui todos os cursos gratuitos do Senac.

A grade curricular do curso do SENAC é dividida em três módulos, sendo eles:

Módulo I

  • Estruturar roteiros e itinerários turísticos;
  • Planejar e organizar a execução de roteiros e itinerários turísticos;
  • Projeto Integrador.

Módulo II

  • Conduzir visitantes na realização dos roteiros e itinerários turísticos;
  • Intermediar as relações entre visitantes, comunidade e prestadores de serviços turísticos;
  • Prestar informações turísticas no contexto local e regional;
  • Projeto Integrador.

Módulo III

  • Prestar informações turísticas no contexto nacional e América do Sul;
  • Assistir visitantes durante a realização dos roteiros e itinerários turísticos;
  • Projeto Integrador.
ilustração planeta e mala

Critérios para iniciar o curso do SENAC

  • Ter 17 anos completos ao efetuar a matrícula;
  • Ter concluído ou estar cursando ao menos o 2º ano do Ensino Médio.

PRONATEC Turismo

O PRONATEC é um programa desenvolvido pelo governo federal em 2011 que tem como objetivo a profissionalização de pessoas de baixa renda em várias áreas.

Publicidade

Publicidade

E devido ao grande número de turistas recebidos em território brasileiro todos os anos, o programa tem uma vertente em parceria com o Ministério do Turismo. Nessa parceria são oferecidos vários cursos gratuitos voltados ao segmento turístico em várias regiões do Brasil.

Para saber mais sobre cada um dos cursos basta acessar o site do PRONATEC Turismo na aba “cursos” e consultar as vagas e regiões disponíveis.

Os estudos costumam ser na modalidade presencial e tem duração média de quatro meses. Cada um deles segue um tipo de critério, portanto é importante entrar no site para ficar por dentro das regras e especificações.

mapas e passaporte

Vantagens de fazer o Curso técnico de Guia de Turismo 2021

Ser guia de turismo pode ser muito divertido, ainda mais se você gosta de conversar com pessoas e saber mais sobre culturas diferentes. Uma das vantagens da profissão é ter acesso a vários locais privilegiados continuamente.

Publicidade

Já pensou conhecer pontos turísticos maravilhosos e ainda por cima ter contato com várias culturas e comunidades? Esse pode ser um trabalho apaixonante para muitas pessoas.

Publicidade

Outra vantagem está na grande oferta de trabalho que existe para essa área. Existem vários segmentos que dependem de guias de turismo sendo assim, as vagas são numerosas e em vários lugares do Brasil e do Mundo.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário