Dinheiro esquecido do PIS/Pasep: 320 mil trabalhadores ainda não sacaram; descubra se você tem direito
Confira se você tem direito ao dinheiro esquecido do PIS/Pasep, bem como o que fazer para sacar o abono salarial!
Cerca de 320 mil trabalhadores que não sacaram o PIS/Pasep em 2019 já podem receber o benefício. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, há um total de R$ 208 milhões de abono salarial esquecido.
O prazo inicial para saque era de julho de 2019 a junho de 2020, mas agora o governo liberou novamente o valor para quem não sacou nesse período. Vale destacar que esse lote é diferente do que foi liberado em fevereiro, que tem como ano-base 2020.
Confira, a seguir, todos os detalhes sobre o saque do dinheiro esquecido do PIS/Pasep e saiba como conferir se você tem direito ao abono salarial.
Quem tem direito ao dinheiro esquecido do PIS/Pasep?
Apenas trabalhadores do setor privado e servidores públicos que cumprem requisitos do programa, tendo como base o ano de 2019. Veja quais são as regras:
- Ter exercido atividade remunerada pelo período mínimo de 30 dias no ano-base utilizado para cálculo (2019);
- Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos mensais no ano-base;
- Estar inscrito no PIS ou Pasep há pelo menos 5 anos;
- Ter dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Como consultar se tenho PIS/Pasep esquecido?
A consulta ao PIS/Pasep está disponível em vários canais e permite verificar se possui saldo a receber, bem como qual o valor. Abaixo, indicamos quais são os canais de consulta e como utilizá-los:
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
- Faça o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store ou App Store;
- Toque no ícone do aplicativo para abri-lo e selecione “entrar”;
- Informe seu CPF, toque em “próxima” e digite sua senha de acesso de sua conta gov.br. Se não tiver uma, é possível criá-la no primeiro acesso, basta acessar “crie sua conta”;
- Selecione “consultar abono salarial”.
Site Pasep
- Acesse o site Pasep;
- Informe sua inscrição Pasep ou CPF e data de nascimento;
- Marque a caixa de recaptcha e confirme.
Telefone 158
Faça uma chamada para o número 158. Ela será gratuita se realizada a partir de um telefone fixo. Se for de um celular, há cobrança no valor da chamada local.
Qual o prazo para saque do abono salarial esquecido?
O período de saque do abono salarial PIS/Pasep esquecido começou em 31 de março e vai até 29 de dezembro. Caso deixe esse prazo passar novamente, terá de esperar uma nova rodada de pagamentos para conseguir acessar o dinheiro.
Como sacar o PIS/Pasep esquecido?
O saque do PIS/Pasep esquecido estará disponível após o trabalhador realizar a requisição formal de reemissão junto ao Ministério do Trabalho e Previdência. Veja como encaminhar sua solicitação:
- Presencialmente em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho e Previdência. Tenha consigo um documento de identificação com foto (RG ou CNH) e CPF, o que ajudará a agilizar o atendimento;
- Por e-mail. Neste caso, é só encaminhar uma mensagem para o endereço [email protected]. Substitua “uf” pela sigla do estado em que o trabalhador reside.
O valor do abono salarial esquecido será depositado na conta corrente ou poupança do trabalhador, com possibilidade de saque usando o cartão de débito da conta.
Se for cliente da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, ambas as instituições financeiras fazem o crédito diretamente na conta do cliente.
Caso não tenha conta bancária, mas sim o Cartão Cidadão, poderá utilizá-lo para sacar o benefício em um dos postos de atendimento autorizados (agências da Caixa, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui).
Não recebi o abono salarial esquecido. E agora?
Fez a consulta abono salarial esquecido, verificou que havia saldo disponível e fez o pedido ao Ministério do Trabalho e Previdência, mas o valor não foi liberado?
Neste caso, recomenda-se que entre em contato com o banco para verificar se houve problema com o pagamento, principalmente se tiver conta na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Se não conseguir resolver dessa forma, entre em contato com o Ministério do Trabalho e Previdência, relate o problema e verifique como proceder para solucionar a questão.
Em alguns casos, o problema no repasse pode estar associado a um erro nos dados do trabalhador, sendo necessário somente corrigi-los para receber o abono salarial.