Se você NÃO LEVAR estes documentos no dia da Eleição você NÃO poderá votar
Os cidadãos precisam apresentar estes documentos válidos no dia da Eleição ou então serão impedidos de votar.
No dia 2 de outubro, em que vai acontecer o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, existem documentos que o cidadão não deve deixar de levar para poder participar da eleição e exercer sua cidadania.
A seguir, você fica sabendo quais documentos são válidos em dia de eleição e por isso não podem faltar.
Documentos que não podem faltar em dia de eleição
No Brasil, existem mais de 156 milhões de cidadãos aptos a votar. No dia da eleição, é importante estar ciente sobre certas obrigações.
Aqueles cidadãos que realizaram o cadastro da biometria vão poder utilizar a digital para identificação na hora de votar. Porém, para ter acesso ao local de votação, o cidadão é obrigado a apresentar documento de identificação oficial com foto, para comprovar identidade.
Não é diferente para quem não fez o cadastro da biometria, uma vez que precisará comprovar identidade, apresentando documento com foto, para ter acesso ao local de votação e, posteriormente, à urna eleitoral.
Esse documento não precisa ser necessariamente o título de eleitor, mas a Justiça Eleitoral recomenda ter em mãos para verificar o local de votação.
Na verdade, o cidadão pode apresentar os seguintes documentos para votar:
- e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
- Carteira de identidade;
- Identidade social;
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
É importante saber que, se o título de eleitor estiver sem foto, o documento não vai servir para comprovação de identidade. Nesse caso, será necessário apresentar outro entre os documentos indicados acima. Do contrário, o cidadão vai ser impedido de votar.
É importante lembrar que neste domingo, dia 2 de outubro, ocorrerá o primeiro turno, das 8h às 17h (horário de Brasília). O segundo turno será no dia 30 de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília).
Veja também: 4 benefícios que podem DOBRAR o valor do Auxílio Brasil