Renault Duster ou Ford Ecosport? Veja qual o melhor SUV usado até R$ 70 mil

Renault Duster ou Ford Ecosport? Descubra qual dessas SUVs usadas até R$ 70 mil vale mais a pena na hora da escolha. Leia agora!


Se você está em busca de um SUV usado até R$ 70 mil, Duster e Ecosport são opções interessantes no mercado.

Mas como ambos têm suas vantagens e desvantagens, nós vamos fazer um comparativo entre eles para te ajudar a tomar a melhor decisão, analisando aspectos gerais de cada.

Antes de partirmos para as comparações, vale destacar que os modelos usados para este texto são os seguintes: Renault Duster Expression 1.6 e Ford Ecosport SE 1.5. Para entrar na faixa de até R$ 70 mil, os dois carros são ano 2018.

Preços da Duster e do Ecosport

Renault Duster ou Ford Ecosport Veja qual a melhor SUV usada até R$ 70 mil
Confira um comparativo entre a Duster e o Ecosport para saber qual o melhor SUV usado. Foto: Rodolfo Buhrer/Divulgação

Para começar, vale a pena destacar os preços de cada carro, já que a ideia deste é comparar dois SUVs usados de até R$ 70 mil. Os valores de cada um são os seguintes:

  • Renault Duster Expression 1.6 2018: por volta de R$ 68.290;
  • Ford Ecosport SE 1.5 2018: por volta de R$ 69.117.

Portanto, a Duster é cerca de R$ 1.000 mais barata que o Ecosport, mas estes preços podem variar, e pode ser que você encontre opções mais em conta.

Mecânica: Performance e Consumo

O Renault Duster Expression tem um motor H4M 1.6, 4 cilindros em linha, com potência máxima de 120 cv com álcool e 118 cv com gasolina. Seu torque máximo é de 16,2 kgfm, tanto com álcool quanto com gasolina.

Em relação à velocidade máxima do Duster, ela é de 166 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,8 segundos.

Quando falamos em consumo de combustível, o rendimento da Duster na cidade é de 7,5 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina, enquanto na estrada é de 7,9 km/l com álcool e 11,4 km/l com gasolina.

Enquanto isso, o Ford Ecosport SE possui um motor Dragon 1.5, 3 cilindros em linha, com potência máxima de 137 cv com álcool e 130 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,2 kgfm com álcool e 15,6 kgfm com gasolina.

A velocidade máxima do Ecosport é de 180 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12,4 segundos.

Em relação ao consumo do Ecosport, na cidade é de 8,3 km/l com álcool e 11,6 km/l com gasolina, enquanto na estrada, é de 9 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina.

Portanto, o Ecosport apresenta uma potência maior e um consumo mais eficiente, enquanto o Duster tem melhor aceleração.

Dimensões e Capacidade da Duster e do Ecosport

A Duster é um pouco maior, com comprimento de 4,33 m, largura de 1,82 m e altura de 1,68 m. Já o Ecosport tem comprimento de 4,27 m, largura de 1,76 m e altura de 1,69 m.

Além disso, a Duster também leva vantagem na distância entre-eixos e no porta-malas. O entre-eixos do Duster 2,67 m e o do Ecosport é de 2,52 m. No porta-malas, o SUV da Renault comporta 475 litros e o da Ford tem capacidade para 356 litros.

Sendo assim, se espaço e capacidade de carga são importantes para você, o Duster sai na frente nesse quesito.

Itens de Segurança

Ambos os veículos possuem itens de segurança importantes, como freios ABS, airbags frontais e alarme antifurto perimétrico.

Entretanto, o Ecosport apresenta recursos adicionais, como airbags laterais e de cortina, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, ISOFIX para fixação de cadeira infantil, monitoramento de pressão dos pneus e chamada de assistência de emergência.

Portanto, o Ecosport se destaca em segurança, oferecendo mais recursos para proteger você e sua família.

Conforto

Ford Ecosport
Ford Ecosport. Foto: Divulgação/Ford

Quanto ao conforto, ambos os carros possuem ar-condicionado, ar quente, ajuste de altura do banco do motorista e controle elétrico dos vidros.

O Ecosport, no entanto, conta com ajuste do volante em profundidade, ajuste elétrico dos retrovisores, banco traseiro bipartido, porta-luvas climatizado e grade dianteira ativa.

Novamente, o Ecosport leva vantagem quando o assunto é conforto, com mais itens de série que o Duster.

Infotenimento

Ambos os veículos oferecem rádio, conexão Bluetooth, conexão USB, volante multifuncional e conta-giros.

No entanto, o Ecosport apresenta um sistema de infotenimento mais completo, com computador de bordo, termômetro do líquido de arrefecimento, espelhamento da tela do celular e indicador de temperatura externa.

Dessa forma, o Ecosport também sai na frente nesse quesito, proporcionando uma experiência mais rica em termos de conectividade e entretenimento.

Prós e Contras de Duster e Ecosport

Renault Duster Expression1.6

Entre os prós da Duster, podemos destacar:

  • Melhor aceleração
  • Maior espaço interno e capacidade do porta-malas
  • Maior altura mínima do solo

Enquanto isso, os contras deste SUV usado são os seguintes:

  • Menor potência
  • Menos itens de segurança e conforto
  • Infotenimento mais simples

Ford Ecosport SE 1.5

No caso do Ecosport, o principais prós que merecem destaque são:

  • Maior potência
  • Consumo mais eficiente
  • Mais itens de segurança, conforto e infotenimento

Por outro lado, os contras do SUV usado da Ford incluem:

  • Aceleração inferior
  • Menor espaço interno e capacidade do porta-malas
  • Menor altura mínima do solo

Afinal, qual vale mais a pena, Duster ou Ecosport?

Tanto o Renault Duster quanto o Ford Ecosport têm seus méritos. Por isso, a decisão sobre qual o melhor SUV usado de até 70 mil vale mais a pena vai depender das suas necessidades e expectativas.

Se você valoriza espaço, capacidade de carga e aceleração, a Duster pode ser a opção ideal. Por outro lado, se a potência, consumo e itens de série são prioridades, o Ecosport é uma escolha mais completa.

Agora que você tem as informações necessárias, fica mais fácil decidir entre o Duster e o Ecosport! Boa sorte na escolha da sua próxima SUV usada até R$ 70 mil!

Você também pode gostar de ler
Está em busca de um SUV compacto? Veja opções abaixo de R$ 115 mil

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.