ESTES erros arruínam sua Moto a cada uso (e como evitá-los)

Os motoristas de moto tendem a cometer alguns erros na hora de cuidar de seu veículo. É importante evitá-los a todo custo.


Quem tem moto pode cometer erros que tendem a gerar estragos no veículo a longo prazo e até mesmo podem facilitar a ocorrência de um acidente na estrada.

Veja também: Espuma de barbear no para-brisa? Entenda por que motoristas têm usado essa técnica…

Os cuidados básicos são muito importantes para quem zela pelo veículo, por isso não podem deixar de ser realizados de jeito nenhum.

ESTES erros arruínam sua Moto a cada uso (e como evitá-los)

Nas próximas linhas, você vai conferir erros que os motoristas de moto cometem e tendem a prejudicar o desempenho dela.

1) Não fazer manutenção regular

Um dos principais erros que motoristas cometem (não só os de motocicletas, mas também de carros e outros veículos) é o de não fazer a manutenção do veículo com regularidade. Esse é um erro tremendo,

2) Checar os níveis de oléo

Quem é dono de automóvel precisa ficar sempre de olho no óleo, porque, como dizem os mecânicos e outros especialistas, o óleo nada mais é do que a vida do veículo.

Ou seja, o óleo é um parâmetro e tanto para você garantir a saúde da sua motocicleta. Você tem sempre que estar cuidando disso para evitar cair em situações de desespero por causa de falhas no carro mais tarde.

3) Usar outro tipo de combustível

As montadoras sempre fazem a indicação do combustível com que se deve abastecer o veículo. É importante que o proprietário siga à risca essa recomendação para sua própria segurança.

Afinal de contas, a escolha do combustível vai influenciar no funcionamento do motor, que poderá te deixar na mão no meio da estrada, sem qualquer aviso prévio.

4) Armazenar a bateria de maneira incorreta

Algo que também acontece bem mais do que deveria são casos em que os donos das motos cometem a gafe de armazenar a bateria de suas motos de maneira inadequada.

Quando esse tipo de coisa acontece, a tendência é que a vida útil da bateria da moto se reduza. Por isso, é bom guardar em local fresco e seco.

5) Deixar de inspecionar sempre antes de dirigir

Um cuidado que o dono de um veículo precisa ter sempre é o de fazer uma inspeção no veículo antes de sair com ele para as ruas. Esse cuidado é básico, que tem que ser feito para evitar acidentes.

Nesse caso, o que você tem que fazer sempre que for sair de casa é olhar se as luzes, freios, pneus, corrente e outros componentes da moto estão funcionando direitinho. Se estiver tudo ok, você pode sair mais tranquilo.

6) Não seguir as leis de trânsito

Infelizmente, é muito comum ver nas ruas diversos pilotos de moto deixando de cumprir com as leis de trânsito. Isso é um problema gigante, já que aumenta os ricos de acidente.

É muito importante que os motociclistas se atentem a seguir as leis sem pensar duas vezes, porque, quando isso não é feito, eles colocam em risco a vida de outras pessoas e as próprias vidas.

7) Falta de uso de equipamentos

Outra coisa que a gente no dia a dia são pilotos de motos que não utilizam os equipamentos de segurança que precisam usar.

Esses equipamentos nada mais são do que capacete, luvas, jaqueta e botas apropriados. Se a ideia é garantir a segurança do motociclista, não dá para dispensar esses equipamentos de jeito nenhum.

8) Não guardar a moto do jeito certo

Tem pessoas que não têm uma garagem em casa ou algum tipo de espaço adequado para um veículo de duas rodas. Esse é um problemão, já que, se a moto fica na rua, por exemplo, ela fica exposta a condições intempéries.

Isso é muito ruim porque facilita a deterioração do veículo e os riscos de acontecer um acidente por falha mecânica são bem altos.

9) Ignorar problemas mecânicos

Também é uma falha comum entre motoristas o hábito de deixar os problemas mecânicos passarem. Esse é o tipo de coisa que não pode acontecer de jeito nenhum.

Logo que você perceber algum barulho mais alto, falhas no motor e etc., você tem que levar para uma oficina o mais rápido possível. Ficar dirigindo com algum alerta só vai fazer o problema se tornar ainda maior.

10) Deixar de fazer limpeza

A poeira é um fator que pode se tornar prejudicial para o visual da moto. Afinal de contas, ela facilita o processo de corrosão e pode causar danos estéticos.

Então, o que você pode fazer é limpar a moto regularmente. Se não puder fazer isso em casa, pague pelo serviço ou tente alternativas, mas não deixe de limpar a moto regularmente.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.