Ex-RBD revela por que não vai participar da turnê — e Brasil é um dos motivos

Aline Resende

30/03/2023

O anúncio de retorno do RBD para uma turnê mundial em 2023 levou muitos antigos fãs da banda à loucura com a possibilidade de rever os integrantes originais reunidos após 15 anos. Porém, o ex-RBD Alfonso Herrera, um dos integrantes mais amados do grupo, deixou claro desde o início que não participaria da turnê.

Veja também:

Gosta de dormir vendo TV? Veja 7 filmes que são verdadeiros soníferos

A notícia pegou muita gente de surpresa, e despertou até mesmo a revolta em alguns fãs mais explosivos. Há alguns meses, o ator já havia dado uma breve explicação dos motivos pelos quais não retornaria ao antigo projeto, mas só agora, em uma entrevista mais longa Herrera conseguiu falar amplamente sobre o assunto.

Ex-RBD revela por que não vai participar da turnê — e Brasil é um dos motivos

Segundo o ex-RBD, existem muitas questões envolvidas em sua escolha de permanecer longe dessa retomada de sua antiga banda, e uma delas, surpreendentemente, é justamente o Brasil. Entenda melhor a seguir.

Traumas e exploração no passado pesam sobre o ex-RBD

Em entrevista ao El País, Alfonso finalmente abriu o jogo e revelou alguns dos motivos para não estar voltando ao antigo grupo.

Além de querer se dedicar a seus projetos atuais, o ator disse que no passado muitas das experiências com o RBD foram abusivas.

O ator revelou que, à época, ele e seus amigos de grupo precisaram assinar um contrato onde abriam mão dos direitos sobre seus personagens na novela Rebelde.

O problema é que, com isso, nenhum deles teve acesso à qualquer retorno financeiro sobre os produtos que eram vendidos estampando seus rostos.

Eu tinha 23 ou 24 anos e via a cara dos meus colegas em todos os lugares vendendo biscoitos, chicletes, sucos, cadernos, tênis, lápis e nada”, revelou ao jornal.

Muito além do dinheiro, o problema disso é que todos eles trabalhavam demais. Segundo Herrera, a emissora detentora dos direitos da marca (Televisa), simplesmente não foi justa.

Fizemos um show no Coliseo de Los Angeles com 63 mil pessoas, por exemplo, e eles me pagaram 18 mil pesos por isso”.

Considerando os bilhares de dólares que a Televisa faturou com o grupo ao longo de 6 anos, não é de admirar a revolta do integrante.

Em 2006, durante uma entrevista ao então Domingo Legal do SBT, Maite Perroni e outros integrantes revelaram que o maior hobby ” deles era dormir, já que passavam muito tempo na estrada entre shows e compromissos.

Assim, fica claro que de certa forma, os integrantes realmente viveram uma espécie de exploração por parte dos contratantes.

No entanto, há mais um grande motivo além desse para que Alfonso tenha descartado o retorno ao grupo.

Trauma no Brasil marcou a vida do ex-RBD

Em 2006, uma tragédia aconteceu no Brasil. Durante uma sessão de autógrafos realizada no estacionamento do hipermercado Extra, em São Paulo, houve um tumulto.

Na ocasião, três pessoas acabaram sendo mortas, pisoteadas, e outras 40 ficaram feridas.

Segundo o ex-RBD, esse é um trauma que nunca foi realmente superado por ele.

Foi muito difícil. Anos depois voltamos ao Brasil, reencontramos os parentes e eu conheci o pai de uma das meninas que perdeu a vida. Aquele acontecimento me marcou de uma forma muito profunda e, por mais que eu tente dar a volta por cima, ele ainda está lá”.

Atualmente, Herrera se dedica a projetos de grande porte na TV e no cinema, caso da aclamada série Ozark da Netflix, e da franquia ainda não lançada, Rebel Moon que tem criação e direção de ninguém menos que Zack Snyder.

A turnê “Soy Rebelde”

Em 19 de janeiro desse ano, os integrantes do RBD revelaram que sim, o grupo se reuniria para uma turnê comemorativa de 20 anos.

Sem Alfonso Herrera, os outros cinco integrantes da banda passarão por 26 cidades entre Brasil, Estados Unidos e México.

A venda dos ingressos para os shows no Brasil foi aberta no dia 27 de janeiro, e em pouco dias, as entradas estavam esgotadas.

Com o clamor do público, no último dia 27 de março o grupo anunciou 4 novas datas de shows no Rio de Janeiro e em São Paulo. Todos os shows acontecem em novembro desse ano.

O fenômeno “Rebelde”

Em 2004, quando foi lançada, ninguém realmente imaginava o alcance que Rebelde teria. Foi preciso poucos meses, no entanto, para que a película televisiva se tornasse uma sensação global.

Quase que da noite para o dia, Anahí, Dulce Maria, Maite Perroni, Christopher Uckerman, Christian ChavezAlfonso Herrera se tornaram algumas das pessoas mais populares do mundo.

A fama dos seis cresceu ainda mais quando a banda, RBD, que nasceu dentro da novela, criou vida também no mundo real, e os jovens integrantes passaram a lotar shows por todo o mundo.

A banda quebrou vários recordes, e entre 2004 e 2009 acumulou 6 discos de diamante, 71 de ouro e 82 de platina. Para além disso, lotou estádios como o Maracanã, no Brasil, e o Coliseu de Los Angeles.

Veja também:

Shakira de namorado novo? Relembre 4 romances da “Rainha Latina”

Aline Resende
Escrito por

Aline Resende

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.