IBGE abre seleção com MILHARES DE VAGAS de emprego; veja como se inscrever

IBGE abre seleção com MILHARES DE VAGAS de emprego; veja como se inscrever
Veja como participar do novo processo seletivo do IBGE. Foto: Divulgação IBGE/Prefeitura de Aliança (PE)

Começam nesta quinta-feira (28/07) as inscrições para o novo processo seletivo do IBGE para o Censo Demográfico 2022, que conta com 15.075 vagas para a função de recenseador.

Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter apenas o Ensino Fundamental completo. Os trabalhadores selecionados pelo IBGE terão uma jornada de no mínimo 25 horas por semana e serão remunerados por produção.

Publicidade

Publicidade

As inscrições são gratuitas, seguem somente até 1º de agosto (segunda-feira) e devem ser feitas presencialmente, conforme explicaremos no texto abaixo.

Quais as vagas disponíveis na seleção do IBGE?

O processo seletivo do IBGE irá selecionar 15 mil recenseadores para o Censo Demográfico 2022, que começa no dia 1º de agosto. O contrato dos selecionados terá duração de três meses, podendo ser prorrogado.

Os recenseadores terão uma jornada de trabalho de pelo menos 25 horas por semana e devem participar do treinamento obrigatório. Nesse cargo, o trabalhador terá as seguintes funções:

Publicidade

Publicidade

  • Coletar as informações do Censo em todos os domicílios do setor censitário que lhe for atribuído presencialmente e/ou por telefone, e registrar estes dado no dispositivo móvel de coleta;
  • Manter o sigilo das informações emitidas pelo entrevistado;
  • Zelar pelo bom uso dos materiais e equipamentos que receber; entre outros compromissos.

Conforme já adiantamos, a remuneração será por produção. Segundo o IBGE, com uma jornada de 25 horas semanais, o trabalhador deve receber um salário de R$ 1.791,24 no fim do mês.

Como se inscrever?

Para se inscrever no processo seletivo do IBGE, os candidatos devem comparecer a um dos postos de inscrição do instituto até o dia 1º de agosto.

Nesse caso, para saber quais são os locais de inscrição, basta acessar o site do IBGE e clicar sobre o link do “Anexo I”, onde estão listadas todas as vagas e os endereços dos postos. A lista do estados e cidades com vagas disponíveis está em ordem alfabética.

Além disso, os candidatos também precisam apresentar a documentação necessária e entregar o formulário de inscrição disponível no mesmo site informado acima. Este formulário deve estar preenchido e assinado.

Para conferir todos os detalhes e regras da seleção do IBGE, acesse o Edital Completo disponível site do instituto.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar