IPTU Curitiba 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!

Elouise Lopes

19/11/2022

O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2023 já é uma preocupação de muitos contribuintes, inclusive daqueles que residem na cidade de Curitiba, capital paranaense.

Na matéria a seguir, você fica por dentro das principais informações sobre o imposto.

Novo cálculo do IPTU Curitiba 2023

O primeiro ponto a destacar sobre o IPTU 2023 em Curitiba é que a Câmara Municipal de Curitiba está estudando a possibilidade de aplicar um novo cálculo sobre o imposto.

Veja também: O que é Cartão Pré-Pago? Como ele funciona?

A administração da cidade de Curitiba propôs uma atualização na Planta Genérica de Valores, que é usada como base de cálculo do imposto.

De acordo com a Câmara Municipal, essa atualização poderá implicar em aumento ou redução do tributo, dependendo de alguns fatores. Essa proposta se deve ao fato de que Curitiba tem a mesma base de cálculo desde 2014, sendo que o reajuste deveria acontecer no início de cada gestão.

Como consultar?

A fim de evitar perder o prazo para pagamento do IPTU, o cidadão deve acessar o site da prefeitura de Curitiba, na seção referente ao IPTU. Para consultar as informações, o cidadão precisa ter em mãos a Inscrição Imobiliária ou a Indicação Fiscal, junto ao Documento do Proprietário (CPF/CNPJ) ou a Data de vencimento.

Ao acessar o site, o cidadão precisa escolher os dados que vai usar para fazer a consulta. A partir dessas informações, vai ser possível gerar o carnê completo do imposto, ou então emitir a parcela atual atualizada.

É possível conseguir desconto no tributo?

Os moradores de Curitiba podem parcelar o imposto ou então podem pagar à vista. No caso de quem escolhe a última opção, fazendo o pagamento em cota única, é possível conseguir um desconto de 4% no IPTU Curitiba 2023.

Para isso, o cidadão precisa cumprir com o prazo de até 10 de fevereiro, de acordo com o site da Prefeitura. Porém, vale destacar que as datas podem sofrer alteração.

Outra forma de conseguir desconto é para quem é participante do programa Nota Curitibana. Afinal, estes contribuintes vão poder utilizar os créditos que possuem, de parte do ISS pago, para o desconto para até 50% do valor devido do IPTU.

Veja também: Minha Casa, Minha Vida permite financiar apartamentos? Tire suas dúvidas

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.