IPVA 2022 Detran CE – Consultar Valor, Calendário de Pagamento, Como Pagar

IPVA CE 2021

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Ceará (IPVA CE) é um tributo obrigatório que deve ser pago por todo dono de automóveis registrados no estado.

O tributo tem como objetivo arrecadar dinheiro para os cofres públicos, para prestação de serviços à população, sem necessariamente ser do segmento de trânsito. Muitas vezes, o tributo é utilizado para pagar serviços de saúde, educação, segurança pública, entre outros.

Publicidade

Publicidade

Aqui, damos todas as informações que você precisa saber sobre o IPVA 2022 Detran CE. Confira!

IPVA CE 2021

Valor do IPVA 2022 no Ceará

O valor do IPVA 2022 CE ainda não foi divulgado, mas a previsão é de que isso ocorra até o final de 2021. Mas, como saber o valor do imposto? Simples: faça uma consulta no site do Detran. Para isso, siga este passo a passo:

  1. Acesse o site do Detran CE;
  2. Em serviços, clique em “veículo”;
  3. No menu de serviços, selecione “taxas / multas”;
  4. Informe a placa e chassi ou Renavam do veículo;
  5. Digite o conteúdo da imagem gerada automaticamente pelo site, para autenticar seu acesso;
  6. Clique em “confirma”;
  7. Selecione o IPVA 2022 para verificar o valor.

Como emitir 2ª via do boleto IPVA Detran CE

A segunda via do boleto IPVA Detran CE pode ser obtida online, de maneira rápida. A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) disponibiliza o documento em três canais: Ceará App, aplicativo Meu IPVA e em seu próprio site.

Publicidade

Publicidade

Os aplicativos Ceará App e Meu IPVA estão disponíveis gratuitamente na Play Store e App Store. Nos apps, o contribuinte também pode acessar outros serviços, como consulta da situação do veículo, do valor do IPVA, entre outros.

Mas, como emitir a segunda via do boleto IPVA CE utilizando essas ferramentas? A seguir, apresentamos um passo a passo para obtê-lo por meio dos aplicativos:

  • Faça o download do aplicativo Ceará App ou Meu IPVA na loja de aplicativos de seu celular;
  • No menu principal, acesse “IPVA”;
  • Selecione o ano 2022, na lista de exercícios;
  • Toque em “pagar IPVA”
  • Informe o chassi ou Renavam do veículo, bem como sua placa.

Quer gera a segunda via do boleto pelo site da Sefaz-CE? Neste caso, confira o passo a passo que preparamos para acessar o documento:

  1. Acesse o site da Sefaz-CE sobre o IPVA;
  2. No menu de serviços, clique em “emitir DAE IPVA”;
  3. Informe o chassi, placa e Renavam do veículo;
  4. Clique em “pesquisar”;
  5. Selecione e emita o boleto para pagamento.

Como pagar IPVA CE

Os contribuintes podem pagar o IPVA em cota única (à vista) com desconto de até 5%. Se preferir parcelar o valor, poderá fazê-lo em até cinco parcelas, desde que o valor mensal seja superior a R$ 100,00.

Para obter o desconto de 5%, o proprietário do veículo deve pagar o imposto ainda em janeiro, dentro do calendário do IPVA CE. No caso de pagamentos parcelados, a cobrança começa a ser feita a partir de fevereiro.

O pagamento pode ser feito em qualquer banco, seja pessoalmente, via internet banking ou aplicativo do banco em que possui conta. Para quitar a dívida, basta informar o código de barras do boleto.

Calendário de pagamentos do IPVA CE 2022

Publicidade

Publicidade

O calendário de pagamentos do IPVA CE 2022 ainda não foi divulgado, mas as datas costumam ser as mesmas anualmente. Veja, a seguir, o calendário de 2021 para ter uma ideia de quando precisará pagar o imposto:

  • Pagamento em cota única: 29 de janeiro;
  • Primeira parcela: 10 de fevereiro;
  • Segunda parcela: 10 de março;
  • Terceira parcela: 12 de abril;
  • Quarta parcela: 10 de maio;
  • Quinta parcela: 10 de junho.

Quer conferir qual o calendário oficial de pagamentos do IPVA 2022 CE? Então, veja o site da Sefaz-CE ou do Detran CE.

O que acontece se não pagar o IPVA?

O não pagamento do IPVA leva ao aumento da dívida, uma vez que sobre o valor há incidência de multas e juros. Além disso, há a possibilidade da inscrição do débito na dívida ativa, com cobrança de multa de até 40% do valor do imposto.

Quem não paga o IPVA na data não consegue fazer o licenciamento anual obrigatório, que regulariza a situação do veículo e renova o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Quem é isento?

Publicidade

Somente pessoas com deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte metropolitano, urbano e escolar, bem como veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Publicidade

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar