Novo passaporte: descubra o que muda na nova versão do documento

Felipe Matozo

03/07/2022

Na última segunda-feira (27/06), o governo federal anunciou um novo modelo de passaporte, que ficou mais seguro contra fraudes, segundo as autoridades.

Apesar da mudança, o governo afirma que a taxa para a emissão do passaporte continuará a mesma. Atualmente, o valor da taxa para o passaporte comum é de R$ 257,25, de acordo com o site da Polícia Federal.

Para entender quais serão as principais mudanças no novo modelo do passaporte brasileiro e conferir mais detalhes sobre o assunto, continue acompanhando o texto abaixo.

O que muda com o novo passaporte?

Novo passaporte: descubra o que muda na nova versão do documento

Governo afirma que novo passaporte será mais seguro contra fraudes. Foto: Reprodução

No novo modelo do passaporte brasileiro, todas as páginas serão ilustradas com ícones que representam a flora, a fauna e a cultura de cada uma das cinco regiões do país.

A capa do passaporte voltará a ter o brasão da República, ao invés das estrelas do Cruzeiro do Sul. Enquanto isso, no interior do documento, nas páginas com os dados do cidadão haverá uma “imagem fantasma” e outra formada a partir de seus dados biométricos, além da foto colorida tirada durante a emissão.

Segundo o governo, o novo modelo foi idealizado “levando-se em conta o que há de mais moderno no mundo em tecnologia antifraude”. Nas páginas numeradas, por exemplo, o número de marcas d’água subiu de 1 para 13.

No entanto, o governo afirma que dois pontos importantes sobre o passaporte não mudam. São eles: a validade do passaporte, que segue sendo de dez anos, e o valor da taxa de emissão, a partir de R$ 257,25.

Quando o novo passaporte passa a valer?

A produção e emissão do novo modelo começa em setembro, quando se comemoram os 200 anos da Independência do Brasil.

Porém, a troca para o novo passaporte não será obrigatória. Isso porque os cidadãos só precisam atualizar o documento quando ele vence.

Além disso, se alguém precisar tirar o passaporte antes de setembro, poderá fazer isso normalmente, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

VEJA TAMBÉM: Novo RG – emissão do documento que unifica vários outros documentos já está disponível

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.