Agendamento INSS para atendimento presencial é retomado em todo país. Veja como agendar

Serviço de agendamento para atendimento presencial do INSS volta a ficar disponível para segurados do instituto. Veja como utilizar.

Segurados do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) podem voltar a utilizar o serviço de agendamento para atendimento presencial, o que estava restrito desde 2020 por conta da covid-19.

Com isso, será possível realizar serviços como pedidos de aposentadoria ou pensão por morte, por exemplo, em agências do INSS. No entanto, o atendimento só acontecerá com hora marcada.

Publicidade

Publicidade

Mas é importante destacar que todos os serviços do INSS continuam disponíveis no formato digital, ou seja, sem a necessidade de espera e de sair de casa. Ao todo, são 91 serviços do instituto disponibilizados pelos canais remotos.

Como fazer o agendamento do INSS

Agendamento INSS para atendimento presencial é retomado em todo país. Veja como agendar
Veja como agendar ida ao INSS após retorno dos atendimentos presenciais. Foto: Agência O Globo.

Para agendar um atendimento presencial no INSS, os segurados podem utilizar uma das seguintes plataformas:

  • Site Meu INSS;
  • Aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado na Google Play Store em celulares Android ou na App Store em celulares da Apple;
  • Telefone 135, que tem atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.

No caso dos segurados que optarem por utilizar o site ou aplicativo Meu INSS, basta fazer login na plataforma e selecionar a opção “Novo Pedido” para escolher o requerimento que deseja fazer.

Publicidade

Publicidade

Mas para as pessoas que não têm acesso à internet ou telefone, será possível procurar uma agência do INSS para atendimento sem agendamento a partir de abril. Nesse caso, após o dia 30 de março, serão definidas as agências que prestarão este tipo de atendimento.

Quem precisa ir até uma agência do INSS

Até o retorno dos agendamentos para atendimento presencial do INSS, os únicos serviços disponíveis neste formato eram aqueles que não podem ser feitos remotamente, como perícias médicas, avalição social e reabilitação profissional.

No entanto, é possível agendar atendimento para uma série de serviços do INSS. Entre eles, podemos destacar:

  • Pedidos e acompanhamentos de aposentadorias, pensão por morte e benefício assistencial;
  • Pedidos de auxílio doença e do salário maternidade;
  • Emissão de certificados.

No entanto, vale lembrar que também é possível realizar estes serviços pela internet, sem precisar ir até uma agência do INSS.

O que acontece com quem não comparecer na agência do INSS?

Caso o segurado não compareça à agência do INSS no dia agendado, é recomendado entrar em contato com o instituto por meio de um dos canais disponíveis para conferir quais são os novos prazos e orientações.

Veja também: Meu INSS fora do ar? Descubra como conseguir atendimento do INSS agora

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário