Novo RG: emissão do documento que unifica vários outros documentos já está disponível

Felipe Matozo

11/05/2022

O novo RG já está valendo em todo o território nacional, o que permite que os brasileiros possam unificar seus documentos essenciais em apenas um.

Apesar de ser um documento físico, ele também fica disponível no formato digital, por meio de um aplicativo de celular.

Para mais detalhes sobre este novo documento que promete facilitar a vida de muita gente, continue acompanhando o texto abaixo.

O que é o Novo RG?

Novo RG: emissão do documento que unifica vários outros documentos já está disponível

Veja como funciona o novo RG, que já está disponível em todo o país. Foto: Reprodução

Com o novo RG, o cidadão terá em único documento informações como CPF, CNH e certidão de nascimento, por exemplo.

Mas é importante destacar que o documento também terá novos prazos de validade. Nesse caso, eles funcionarão da seguinte forma:

  • Pessoas com até 12 anos – validade de 5 anos;
  • Pessoas idade entre 13 e 60 anos – validade de 10 anos;
  • Maiores de 60 anos – prazo indeterminado.

O novo documento pode ser emitido por pessoas que já fizeram o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou algum outro instituto de identificação.

Sou obrigado(a) a fazer o novo RG?

Os brasileiros ainda não são obrigados a fazer o novo RG. No entanto, para quem tem interesse na praticidade de manter todos os documentos em um só, esta pode ser uma boa alternativa.

Além disso, como o documento ainda está em fase inicial de emissão, é possível que a procura seja menor neste momento, o que pode agilizar o processo.

Documentos que poderão ser unificados no Novo RG

Quem emitir o novo documento poderá unificar dados como:

  • CPF
  • CNH (carteira de motorista)
  • Título de Eleitor
  • Carteira de Trabalho
  • PIS/Pasep
  • Certificado Militar

Como fazer o novo RG

Quem já tiver suas impressões digitais na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDCIN) pode iniciar o processo de emissão do novo documento pela internet.

Primeiramente, é preciso baixar o aplicativo do Gov.br, que tem os links para download disponíveis no site do governo. Após fazer login no aplicativo, basta preencher um pré-cadastro informando alguns dados pessoais.

Depois disso, é necessário finalizar o pedido em um ponto de atendimento físico ou virtual. Após este processo, a distribuição do novo documento ficará por conta das Secretarias de Segurança Pública de cada estado e do Distrito Federal.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

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