Whatsapp vai deixar de funcionar em celulares mais antigos

Marina Darie

10/09/2021

m alerta para os usuários do WhatsApp: o aplicativo vai deixar de funcionar em aparelhos com sistemas operacionais mais antigos, como iOS 9, que foi lançado em 2015, ou inferiores a Android 4.0.4, de 2011. Essa atualização vai começar a valer em novembro no Brasil.

Com isso, principalmente os donos de aparelhos celulares como o Iphone SE e Iphone 6S ficaram preocupados. Mas o WhatsApp informa que o aplicativo só vai parar de funcionar nos aparelhos que não aceitam atualizações de software. 

O Iphone 5, por exemplo, não pode ser atualizado para o iOS 10, o que o coloca na lista dos aparelhos que não vão mais poder ter o aplicativo de mensagens em funcionamento. 

O WhatsApp recomenda que os usuários tenham os seguintes aparelhos para conseguirem continuar enviando e recebendo mensagens pelo app:

  • Aparelhos com sistema operacional Android 4.1 e posterior;
  • Iphones com iOS 10, lançado em 2016, e atualizações posteriores;
  • Alguns aparelhos com KaiOS 2.5.1 e versões posteriores, como o JioPhone e JioPhone 2.

Como saber se o WhatsApp vai deixar de funcionar no seu celular?

WhatsApp vai deixar de funcionar em aparelhos mais antigos.

WhatsApp vai deixar de funcionar em aparelhos mais antigos. Veja se você será afetado. (Imagem: Alok Sharma / Divulgação)

Android:

  1. Configurações;
  2. Sobre o Telefone;
  3. Informações do Software.

iOS:

  1. Ajustes;
  2. Geral;
  3. Sobre;
  4. Versão do Software.

Lista completa dos aparelhos que não vai mais ter o WhatsApp em funcionamento

  • Apple: aparelhos que não suportem mais atualização para o iOS 10 ou superior;
  • Samsung: Galaxy Trend Lite, Galaxy Trend II, Galaxy S2, Galaxy S3 mini, Galaxy Xcover 2, Galaxy Core e Galaxy Ace 2;
  • LG: LG Lucid 2, Optimus F7, Optimus F5, Optimus L3 II Dual, Optimus L5, Optimus L5 II, Optimus L5 Dual, Optimus L3 II, Optimus L7, Optimus L7 II Dual, Optimus L7 II, Optimus F6, Enact, Optimus L4 II Dual, Optimus F3, Optimus L4 II, Optimus L2 II, Optimus Nitro HD e 4X HD, e Optimus F3Q;
  • ZTE: ZTE Grand S Flex, ZTE V956, Grand X Quad V987 e Grand Memo;
  • Huawei: Huawei Ascend G740, Ascend Mate, Ascend D Quad XL, Ascend D1 Quad XL, Ascend P1 S e Ascend D2; 
  • Sony: Sony Xperia Miro, Sony Xperia Neo L e Xperia Arc S;
  • Outros aparelhos: Alcatel One Touch Evo 7, Archos 53 Platinum, HTC Desire 500, Caterpillar Cat B15, Wiko Cink Five, Wiko Darknight, Lenovo A820, UMi X2, Faea F1 e THL W8.

Funções novas

O WhatsApp está testando uma nova funcionalidade para a exclusão de conversas em diversos dispositivos, como computadores. A novidade pode ser testada ao baixar a atualização de número “2.21.19.3”. O download deve ser feito no Programa de Betas da Google Play Store.

Quem é usuário do WhatsApp sabe que quando se apaga uma mensagem ou histórico de conversas, a exclusão só acontece no dispositivo em que isso foi feito. 

A novidade do aplicativo quer que, quando uma conversa seja apagada no celular, por exemplo, ela também suma em todos os outros gadgets, como computador e tablet. 

Esse é mais um passo que o WhatsApp dá para o caminho de funcionamento em multidispositivos. Em entrevista para o site WABetaInfo, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que é dono do aplicativo de mensagens, já afirmou que isso irá acontecer. 

 

Com isso, o WhatsApp Web vai poder funcionar mesmo quando não está próximo do aparelho celular, que  atualmente, funciona como a base da conexão entre o app e o computador. 

O diretor do WhatsApp, Will Cathcart, também confirmou ao WABetaInfo que o aplicativo vai poder ser utilizado em até quatro aparelhos simultaneamente. 

Além disso,  está previsto que exista uma criptografia de ponta a ponta nas contas vinculadas em todos os aparelhos eletrônicos. 

A equipe de Zuckerberg afirmou que não há data definida para o lançamento dessa novidade, mas que ela não deve demorar para chegar aos usuários. 

Fontes: Uol, CNN, TechMundo e Canal Tech

Marina Darie
Escrito por

Marina Darie

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!

0

Aguarde, procurando sua resposta