Agendamento Poupatempo – Como funciona?

O Agendamento Poupatempo é necessário para emissão de RG, CPF, serviços do Detran, TRE, entre outros. Veja como fazer isso e quando é preciso

Amanhã, 22 de janeiro, as unidades do Poupatempo vão oferecer um mutirão presencial para a renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação que venceram nos meses de maio e junho de 2020 e precisam ser renovadas até o dia 31 de janeiro. Quem quiser participar precisa fazer o Agendamento Poupatempo previamente. 

A prioridade é atender motoristas que vão ter a CNH vencida ainda neste mês e que precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual. O mutirão vai acontecer no horário habitual de cada unidade. A renovação simples pode ser feita pela internet. 

Publicidade

Publicidade

O Poupatempo também reforça que, com o início da vacinação infantil para a covid-19, os menores de 16 anos que ainda não têm CPF terão um número criado automaticamente durante o atendimento no Poupatempo. 

Com o CPF infantil, os pais ou responsáveis podem acessar a carteira digital de vacinação pelo aplicativo ou portal do Poupatempo, por meio de um cadastro que pode ser feito para o filho. A realização do CPF também deve ter o agendamento prévio. 

Como agendar no Poupatempo?

Veja como fazer um agendamento Poupatempo
Veja como fazer um agendamento Poupatempo e para quais serviços ele é necessário. (Imagem: Governo de São Paulo / Divulgação)

Veja o passo a passo de como fazer um agendamento no Poupatempo pelo aplicativo Poupatempo Digital. Como exemplo, vamos te mostrar como solicitar a emissão do RG, mas outros serviços também podem ser agendados pelo app, internet ou telefone:

Publicidade

Publicidade

  1. Entre no aplicativo; 
  2. Toque em Documentos Pessoais; 
  3. Selecione RG – Carteira de Identidade; 
  4. Toque em Data e Local; 
  5. Escolha uma data; 
  6. Escolha o local e horário; 
  7. Selecione a opção desejada: 1ª ou 2ª via; 
  8. Clique em Confirmar Agendamento; 
  9. Clique em OK na mensagem que surgir confirmando o agendamento;

Agora veja como consultar pelo aplicativo um agendamento que já foi realizado:

  1. Entre no app;
  2. Toque no Menu (três barras horizontais no canto superior esquerdo);
  3. Clique em Meus Agendamentos;
  4. Selecione um dos agendamentos disponíveis;
  5. Se precisar desmarcar o agendamento, clique em excluir.

O Governo de São Paulo reforça que o agendamento é grátis, pessoal e intransferível. A população precisa ficar atenta para não cair em golpes, pois muitos sites fraudulentos cobram para a realização da reserva de uma data e horário falsos.

Neste link oficial é possível encontrar tutoriais em vídeo de como acessar os serviços do Poupatempo

Qual o telefone de agendamento do Poupatempo? E pela Internet?

A população pode usar diversos canais para realizar o agendamento Poupatempo. O mais simples é pelo site http://www.poupatempo.sp.gov.br/ ou aplicativo Poupatempo Digital, que está disponível para Android e IOS. Mas quem preferir também pode telefonar para as centrais de atendimento. 

Com atendimento eletrônico por telefone, o cidadão pode deixar uma mensagem de voz gravada . Isso pode ser feito 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Os números de telefone são:

De um telefone fixo:

  • (11) 4135-9700 – Capital e Grande São Paulo;
  •  0300 847 1998 – demais municípios do estado de São Paulo.
Publicidade

Publicidade

De um celular:

  • (11) 4135-9700 – todos os municípios do estado de São Paulo.

Quais serviços do Poupatempo precisam de agendamento?

É necessário fazer o agendamento Poupatempo para os seguintes serviços:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Atestado de Antecedentes;
  • Carteira de Habilitação (CNH);
  • Veículos;
  • Carteira de Trabalho;
  • Seguro-desemprego;
  • Procon;
  • Sabesp;
  • TRE.

Quem preferir também pode fazer diversas solicitações de forma online, sem sair de casa. Desde 2020, alguns serviços começaram a ser disponibilizados pela internet. Hoje, eles somam 184 e a meta é alcançar 240 até o final de 2022. 

O Poupatempo segue ampliando sua capilaridade por meio dos canais eletrônicos de atendimento e também com as novas unidades, mais tecnológicas, que permitem ao cidadão ter sua demanda atendida com rapidez e eficiência”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, que administra o Poupatempo.

Alguns das possibilidades que podem ser feitas pela internet, nos canais do Poupatempo, são:

  • Carteira digital de vacinação contra Covid-19;
  • Consulta de pontuação;
  • Licenciamento de veículo;
  • Renovação de CNH;
  • Consulta de IPVA.
Publicidade

Em 2021, o Poupatempo alcançou a marca de 50 milhões de acessos aos serviços online oferecidos no portal, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Publicidade

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário