Detran 2022 SP: Como consultar os débitos pelo Poupatempo?

Detran 2022 SP oferece serviços por meio do Poupatempo, como renovação simplificada da CNH, alterações do veículo e outras consultas.

Quem mora em São Paulo, com certeza, já conhece o Poupatempo e as facilidades que ele traz para serviços que precisam da presença do cidadão. Várias consultas e emissões de documentos podem ser feitas nas agências, em especial, com relação às demandas do Detran 2022 SP.

Neste sábado, 15 de janeiro, por exemplo, será realizado o primeiro mutirão do ano para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em caso de vencimento. Os documentos vencidos entre maio e junho de 2020 devem ser renovados até dia 31 de janeiro deste ano. Isso será feito em todas as unidades do Poupatempo, com 30 mil vagas disponíveis entre os dias 15, 22 e 29 de janeiro. É necessário fazer o agendamento prévio.

Publicidade

Publicidade

Vamos iniciar 2022 oferecendo o primeiro mutirão para renovação de CNH. E para garantir que os cidadãos consigam regularizar o documento a tempo, o Poupatempo, em parceria com o Detran SP, ampliou a grade de atendimento para esse serviço. Fica aqui nosso alerta aos motoristas: não deixem para a última hora, estejam atentos ao calendário de vencimento da sua habilitação” reforça Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.

Como renovar a CNH para ficar em dia com o Detran 2022 SP?

Diversos serviços do Detran 2022 SP podem ser realizados no Poupatempo
Diversos serviços do Detran 2022 SP podem ser realizados no Poupatempo, seja presencial ou digitalmente. Veja alguns deles. (Imagem: Governo de São Paulo / Divulgação)

A prioridade dos mutirões do Poupatempo, para a renovação da CNH, será para os cidadãos que vão ter  habilitação vencida ainda neste mês de janeiro e que precisam fazer alterações no documento, como transferência interestadual.

Quem puder fazer a renovação simplificada, tem a possibilidade de realizar todo o processo digitalmente, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e plataformas eletrônicas do Detran 2022 SP.

Para facilitar a vida dos condutores, a renovação da CNH passou a ser oferecida nas plataformas digitais do Detran.SP e do Poupatempo e essa é uma realidade que veio para ficar, pois além de ser prática e segura, ela desburocratiza processos e evita deslocamentos desnecessários ao cidadão”, afirma Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do órgão estadual de trânsito.

Atenção: motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam passar pelo exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. Quem exerce atividade remunerada ou quer incluir o EAR na carteira de motorista, precisa passar pela avaliação psicológica.

Publicidade

Publicidade

O que pode ser feito no Poupatempo?

As unidades do Poupatempo atendem a população para a realização de diversos serviços, inclusive alguns que estão vinculados ao Detran 2022 SP. Veja alguns deles.

Atendimento presencial:

  • Emissão da primeira via do RG;
  • Transferência interestadual da CNH.
  • Alteração nas características do veículo.

Atendimento pela internet:

  • Renovação simplificada de CNH;
  • Licenciamento de veículos;
  • Consulta de IPVA;
  • Pontuação da CNH;
  • Atestado de Antecedentes Criminais;
  • Carteira de Trabalho Digital;
  • Seguro-desemprego;
  • Carteira de vacinação digital da Covid-19.

Consulta do IPVA 2022 SP pelo Poupatempo

Entre os débitos do Detran 2022 SP e da Secretaria da Fazenda que a população pode consultar no Poupatempo, está o IPVA deste ano. De maneira rápida e prática, pela internet, os cidadãos podem verificar o valor da taxa anual do imposto.

Em 2022, é possível pagar o imposto anual em cota única, com desconto de 9%, ou parcelar em cinco vezes, com 5% de desconto. Para veículos de passeio, o início do pagamento está marcado para fevereiro, já no caso de caminhões e caminhonetes, o pagamento começa em março.

O número do Renavam é necessário para pagar o imposto, seja por internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados, como Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal.

Os motoristas também podem usar o Poupatempo Digital para conferir o Licenciamento dos veículos, que fica disponível para download e impressão após o pagamento das taxas.

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário