IPVA 2022: Últimas notícias sobre o pagamento do IPVA SP, RJ, MG e ES

Saiba todas as informações sobre o pagamento do IPVA 2022 em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, como descontos e datas.

Com a virada do ano, o pagamento do IPVA 2022 fica mais próximo. Cada estado conta com regras de isenção, alíquotas do imposto e calendários com prazos diferentes. Portanto, é necessário ficar atento para não perder as datas e conseguir todos os descontos possíveis, já que neste ano, o tributo pode ficar até 30% mais caro, por conta do valor venal dos veículos, que está supervalorizado. 

Veja todas as últimas notícias com relação ao IPVA 2022 dos estados da Região Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. 

Publicidade

Publicidade

Novas informações sobre IPVA 2022 SP

IPVA 2022 em SP, RJ, MG e ES
IPVA 2022 em SP, RJ, MG e ES: veja os detalhes mais recentes. (Imagem: Governo de São Paulo / Divulgação)

A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo liberou nesta semana os valores do IPVA 2022 SP. A consulta pode ser feita pelo site portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva. É necessário ter em mãos o número do Renavam e a placa do veículo. 

Outra forma de consultar o valor do imposto é na rede bancária, pelos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celulares oficiais dos bancos. Neste caso, basta informar o número do Renavam.

Neste ano, o calendário de pagamentos do IPVA 2022 SP começa no dia 10 de janeiro. Os proprietários de veículos podem pagar o imposto parcelado ou à vista. Quem pagar o valor total, de uma só vez, em janeiro, tem desconto de 9%. A partir de fevereiro, a cota única e o parcelamento em cinco vezes vão garantir desconto de 5%. Os proprietários de carros novos conseguem redução no valor do tributo de 3%.

Publicidade

Publicidade

Como pagar o imposto no Rio de Janeiro?

No Rio de Janeiro, a Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) para o pagamento do IPVA 2022 RJ vai ficar disponível para download a partir do dia 11 de janeiro pelo site portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/ ou nos canais oficiais do banco Bradesco. 

Quem quiser aproveitar os 3% de desconto para pagamento em cota única do IPVA precisa quitar o imposto até o dia 21 de janeiro. Já quem optar pelo parcelamento, não consegue nenhuma redução no preço e pode dividir o valor em até três vezes. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-RJ), a alíquota do IPVA 2022 RJ é de 4% para os carros flex; 1% para as motos; e 1,5% para automóveis movidos a GNV.

Como conseguir desconto no imposto em Minas Gerais?

O vencimento do IPVA 2022 MG será feito um pouco mais tarde do que em outros estados. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) divulgou nesta semana o calendário, que começa no dia 21 de março e vai até maio. 

Os contribuintes que quiserem fazer o pagamento do imposto em uma única cota podem ter desconto de até 6%: 3% por ter escolhido o pagamento integral e, o restante, caso estejam no programa Bom Pagador, que beneficia os cidadãos que quitaram os impostos em dia nos anos de 2020 e 2021. 

Em dezembro, o Governo de Minas Gerais anunciou que iria congelar os valores do IPVA 2022 MG, para que a população não sofresse com o aumento da Tabela Fipe. A escolha de prorrogar o início dos pagamentos, para março, também foi feita. 

Tudo sobre o IPVA 2022 ES

Publicidade

Publicidade

No Espírito Santo, o desconto para quem pagar o IPVA 2022 ES em cota única é vantajoso: 15%. Essa redução é três vezes maior do que, geralmente, é concedido. 

Em 2021, foi registrada a valorização dos veículos em todo o Brasil. Essa valorização acarreta no aumento da base de cálculo do imposto, que segue o valor venal dos automóveis. Para abrandar o aumento da base de cálculo, decidimos aumentar o desconto para quem optar pelo pagamento em cota única”, afirmou o secretário estadual de Fazenda, Marcelo Altoé.

A alíquota do imposto é de 1% para motos, ônibus e caminhões e 2% sobre os carros de passeio e utilitários. Neste ano, o vencimento para pagar o tributo está marcado para abril para carros e motos e para março a julho no caso de caminhões, ônibus e micro-ônibus.

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário