IPVA 2022 PA: Calendário de pagamento completo foi divulgado. Conheça

Flavio Carvalho

12/01/2022

O calendário de pagamento do IPVA 2022 PA foi disponibilizado pelo Detran do estado! Aqui, você confere a tabela com datas de vencimento do imposto, além de informações sobre o pagamento. Acompanhe!

ipva 2022 pa calendário

Aumento do IPVA 2022 PA

O IPVA 2022 PA sofreu um aumento de 11% neste ano em comparação a 2021. A subida do imposto ocorreu devido à valorização do preço de venda dos automóveis constatada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Curiosamente, o valor venal dos veículos registrados no Pará cresceu 23%, em média. Mas, o governo do estado reduziu a base de cálculo para que o reajuste do imposto não fosse acima da inflação. Por isso o IPVA teve um aumento de 11%, apenas.

Descontos no IPVA 2022 PA

O contribuinte pode baixar o valor pago no IPVA 2022 PA usando descontos oferecidos pelo estado. Se o motorista não foi multado nos últimos dois anos, ele tem direito a 15% de desconto no IPVA deste ano.

Quem não recebeu multa em 2021 tem direito a um desconto de 10%, apenas. Em demais situações, o governo do estado aplica um desconto de 5% no valor total do imposto. É o caso do pagamento em cota única (à vista).

Como pagar o IPVA 2022 PA

O contribuinte pode pagar o imposto de três formas, sendo uma delas por antecipação em parcela única. Neste caso, tem direito a 5% de desconto sobre o valor.

Também pode pagar o IPVA 2022 PA parcelado em até três vezes antes do vencimento ou efetuar o pagamento integral junto à taxa de licenciamento. Nestas duas opções não há descontos sobre o imposto.

É possível pagar o IPVA PA em canais de autoatendimento de bancos, bem como em aplicativos e internet banking da instituição financeira em que possui conta.

Para isso, acesse um desses canais, a seção de pagamentos, selecione IPVA e informe dados sobre o veículo, como o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

O Renavam está no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), especificamente no canto superior do documento.

Se optar pela antecipação do imposto, o contribuinte precisa gerar, no site da Secretaria de Estado da Fazenda, o boleto para pagamento. Confira, a seguir, como obtê-lo:

  1. Acesse a página de emissão do boleto no site Secretaria de Estado da Fazenda do PA;
  2. Informe o Renavam e placa do veículo;
  3. Clique em “enviar”;
  4. Selecione o boleto e emita o documento. É possível salvá-lo em seu dispositivo ou copiar seu código de barras para efetuar o pagamento.

Após gerar o documento, faça o pagamento do boleto dentro do prazo de vencimento, para garantir o desconto concedido pelo governo.

Calendário do IPVA 2022 PA

O calendário tem datas de pagamento definidas de acordo com o final da placa dos veículos. Confira:

calendario ipva 2022 pa

Como consultar o IPVA 2022 PA

A consulta do IPVA 2022 PA possibilita verificar o valor do imposto e seu status. Dá para conhecer tais informações no site do Detran do estado, conforme passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site do Detran PA;
  2. Em “serviços online”, selecione “veículo”;
  3. Clique em “consulta veículo detalhada”;
  4. Informe a placa e o Renavam do veículo;
  5. Digite o conteúdo da imagem gerada automaticamente pelo site;
  6. Clique em “confirmar”;
  7. Verifique as informações sobre débitos para conferir dados sobre o IPVA.

Nesta consulta é possível verificar todas as informações sobre o IPVA, bem como sobre demais taxas em aberto relacionadas ao veículo. Se houver alguma pendência, tente regularizá-la o quanto antes para evitar complicações com o Detran.

O que acontece se não pagar o IPVA?

O problema imediato que os contribuintes enfrentam é o crescimento da dívida, pois sobre o valor do imposto há incidência de juros e multas.

Caso o débito permaneça em aberto por muito tempo, o governo do estado pode inscrevê-lo na dívida ativa. Neste caso, há incidência de uma multa extra de até 40% sobre o valor devido.

Quem não paga o IPVA também não consegue realizar o licenciamento anual obrigatório, que regulariza a situação do veículo e renova o CRLV, documento de porte obrigatório.

Se dirigir um veículo não licenciado e com CRLV vencido e for flagrado por um agente de trânsito, ele autuará o motorista com uma infração gravíssima.

Na prática, isso significa que acumulará sete pontos na carteira, pagará uma multa alta e ainda pode ter seu carro apreendido, o que demanda ainda mais gastos para resolução.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.