Golpe com QR Code do Pix. Cuidados necessários para não ser prejudicado

O Pix, meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, se popularizou desde seu lançamento. Mas, não demorou muito para que cibercriminosos criassem golpes para furtar dinheiro dos usuários do serviço.

O golpe mais recente envolve o QR Code do Pix no pagamento de contas de consumo. Os criminosos criam contas e faturas que são parecidas com as das empresas e encaminham os documentos para os consumidores.

Publicidade

Publicidade

Quem contrata os serviços da empresa e não se atenta ao e-mail ou mensagem de celular recebida acaba pagando a suposta dívida, mas na realidade o valor vai para a conta dos fraudadores. Quando o consumidor percebe o golpe já é tarde demais.

Quer evitar ser vítima desse tipo de golpe? Então, confira aqui quais cuidados você deve tomar para não ter prejuízos!

golpe qr code pix como evitar

Golpe com QR Code do Pix

Além do golpe da conta / fatura falsa, há outro que também tem sido recorrente nos últimos meses, o de contratação de serviços de streaming.

Publicidade

Publicidade

Os cibercriminosos encaminham mensagens para os consumidores informando sobre uma falsa parceria entre redes de cinema que dá desconto em um plano especial para assistir a filmes em casa. Nessa mensagem só há uma opção de pagamento, o QR Code do Pix.

A proposta geralmente é tentadora, com promessas e preços irresistíveis. Os criminosos chegam a criar mensagens com ar mais profissional para tentar convencer o consumidor da seriedade do negócio. É justamente assim que muitos caem no golpe e não conseguem reaver seu dinheiro.

Por que o Pix tem sido visado por criminosos?

O Pix se tornou uma das principais ferramentas utilizadas por cibercriminosos para dar golpes no consumidor. Um dos motivos disso é a rapidez da transação, pois a transferência é finalizada em poucos segundos e sem intermediários.

Além disso, a identificação por QR Code é mais difícil e o pagamento não é tão fácil de ser bloqueado como um boleto ou o uso do cartão de crédito. Esse conjunto de características acaba atraindo o criminoso, que consegue repassar o dinheiro para outras contas rápida e facilmente.

Golpes com o Pix: quais cuidados tomar para evitá-los?

Existem alguns cuidados que ao serem tomados ajudam a reduzir a possibilidade de ser vítima de um golpe. Confira quais são e adote todos em seu dia a dia:

Confira as informações sobre o destinatário

Um erro muito comum do pagador é realizar o pagamento sem conferir informações do destinatário, ou seja, da pessoa ou empresa que receberá o dinheiro.

Publicidade

Publicidade

Ao realizar o pagamento, o próprio aplicativo do banco informa dados do recebedor. Verifique se as informações batem, isto é, se o dinheiro realmente será passado para a empresa em questão. Em caso negativo, cancele a operação.

Criminosos geralmente usam nomes de laranjas para receber o dinheiro de golpes. Somente em pagamentos legítimos os nomes das empresas (razões sociais) são exibidos. Portanto, desconfie se surgir o nome de outro recebedor que não seja a empresa citada na mensagem.

Verifique as informações da cobrança

As mensagens de cobrança de cibercriminosos geralmente são incompletas, com poucas informações sobre o cliente. Há mensagens que trazem somente o código do assinante, que é uma informação que quase ninguém sabe de cor.

Portanto, sempre verifique se as informações são incompletas e se condizem com a realidade (se seu nome está correto, seus documentos pessoais, serviços contratados, entre outros detalhes).

Confira o código de barras do boleto encaminhado

Publicidade

Os criminosos costumam encaminhar cobrança por Pix e boleto na mesma mensagem. Se o boleto realmente chegar, verifique o código de barras.

Publicidade

Contas de consumo, como as de telefonia, energia elétrica, gás e água, sempre começam com 8. Se for uma fatura falsa, o código de barras começará com outro número.

Veja se a promoção realmente existe

Recebeu um e-mail com uma promoção incrível? Então, antes de fazer a compra pensando que está fechando um ótimo negócio entre no site oficial da empresa e veja se tal promoção realmente existe.

Caso não haja menção à promoção e mesmo assim quiser verificar se se trata de algo verdadeiro, entre em contato com a marca por meio de canais oficiais para obter mais informações. Não use contatos informados no e-mail, pois eles também são falsos.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário