Número de cartão de crédito válido: O que é e como funciona?

Número de cartão de crédito válido O que é e como funciona
Fonte/Reprodução: original

A localização do código de segurança do cartão de crédito é possivelmente uma das principais dúvidas de diversos consumidores pelo Brasil. Afinal, algumas vezes há a possibilidade de se confundir com o código de verificação. Fora, é claro, que pessoas que estão recebendo seu primeiro cartão também podem confundir com o próprio número do cartão de crédito. Ambos são completamente diferentes e possuem designações distintas.

O que são os números do cartão de crédito?

O número que fica presente na parte de trás do cartão de crédito contém 16 dígitos, que consistem em uma separação e servem para realizar compras online, principalmente por conter certas informações que lhe auxiliam a finalizar todas as operações. 

Publicidade

Publicidade

O que são os números do cartão de crédito
Fonte/Reprodução: original

Para quem nunca reparou, o primeiro dígito do cartão costuma representar a bandeira à qual pertence o seu cartão de crédito. Para a bandeira Visa, por exemplo, seria 4, e tanto Elo quanto Mastercard seriam 5. O cartão de crédito conta com três números diferentes em sua frente e em seu verso. Neste caso, seria o próprio número do cartão, usado para compras, além de sua data de validade e o CVV de três números, por exemplo.

É possível realizar compras apenas com os números do cartão de crédito?

Existe a possibilidade de realizar suas principais compras na internet com os números inseridos na parte de trás do cartão de crédito. Para isto ser possível, basta que você insira toda a numeração necessária no campo de pagamento, junto do CVV, data de vencimento, seu nome e CPF.

Todo o processo é extremamente rápido e bem prático, principalmente para quem não possui muito costume de efetuar compras online e sente algumas dúvidas, mas saiba que o passo a passo é todo apresentado no ato de pagamento, e não há portanto com o que se preocupar. 

Publicidade

Publicidade

O que é e para que serve o código de segurança do cartão de crédito?

No caso do código de segurança, este é quem dará a garantia de todos os seus dados transacionais, visto que é uma informação que poderá ser verificada apenas pelo dono do cartão, e não há outras informações em qualquer outro lugar. 

Saiba que este código são os últimos dígitos de uma sequência numérica. Você pode encontrá-los em todos os cartões de crédito e usá-los para finalizar compras pela internet.

Você também pode gostar de ler:
Fazer Cartão de Crédito Online agora: as melhores opções

Como descobrir o número do cartão de crédito pelo CPF?

Perdeu o seu cartão de crédito ou, por alguma razão, não está conseguindo ter acesso ao número dele? Pois saiba que é possível descobrir o número de cartões de crédito através do CPF.

Para isso, você precisará portanto entrar em contato diretamente com a instituição financeira responsável pela emissão do cartão tendo em mãos o seu CPF, seu RG e qualquer outro documento que possa confirmar que você é realmente proprietário daquele cartão.

Como saber se meu cartão de crédito ainda está válido?

Um cartão pode se tornar inválido por uma série de razões. É possível que o banco o tenha temporariamente bloqueado (pela própria instituição financeira, que pode ter identificado alguma tentativa de fraude ou de golpe). Ou então cancelado definitivamente por atrasos excessivos no pagamento da fatura.

Publicidade

Publicidade

Há também uma outra opção: a data de validade do cartão pode ter expirado. Nesse caso, para saber se seu cartão de crédito ainda tem validez, confira a informação de vencimento na parte de trás do próprio cartão. Ela é indicada pelo mês e pelo ano (no formato mm/aa).

Caso o seu cartão de crédito já não seja mais válido por conta disso, entre em contato com o banco a fim de solicitar um novo.

Posso usar um gerador de número de cartões de crédito para conseguir um?

Definitivamente não. Usar um gerador de cartão de crédito para conseguir o número de um cartão, o código de verificação, a data de validade o nome do cliente é uma prática fraudulenta e criminosa no Brasil. Além disso, fora causar dano a outras pessoas, usar um cartão de crédito falso poderá trazer consequências sérias para você.

Gostou dessa matéria? Pois aproveite e confira também:
Pix no PicPay: como fazer pelo cartão de crédito (novo recurso!)

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar