Alistamento Militar 2022: Prazo final para inscrição vai até 30 de junho.

Prazo para o alistamento militar obrigatório de 2022 segue até o dia 30 de junho. Veja como se inscrever e confira informações sobre.

Jovens brasileiros que completam 18 anos em 2022 devem se inscrever para o alistamento militar até o dia 30 de junho, quando encerra o prazo para o procedimento obrigatório.

Na maior parte dos casos, as inscrições são feitas pela internet, mas há situações especiais em que só é possível realizar o alistamento presencialmente.

Publicidade

Publicidade

A seguir, confira como funcionará o alistamento militar em 2022 e qual o procedimento para fazer a inscrição.

alistamento militar 2022
Prazo para alistamento militar segue até 30 de junho de 2022. Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

Prazo para Alistamento Militar 2022

O prazo para fazer a inscrição no alistamento militar de 2022 é até o dia 30 de junho, já que o procedimento sempre é realizado no primeiro semestre do ano.

Onde fazer o Alistamento Militar 2022

Os jovens que completam 18 anos em 2022 podem fazer o alistamento militar pela internet ou presencialmente, em uma Junta Militar.

Publicidade

Publicidade

Na maior parte dos casos, basta acessar o site de alistamento militar ou baixar o aplicativo e preencher um formulário com os seguintes dados:

  • CPF
  • RG ou Carteira de Trabalho
  • Endereço com CEP
  • E-mail
  • Telefone

Depois disso, o candidato deve imprimir o Certificado de Alistamento Militar para comprovar sua inscrição junto às Forças Armadas.

Além disso, os candidatos também podem ir até uma Junta de Serviço Militar, local que pertence à Prefeitura da cidade onde o jovem realiza o alistamento e/ou retira seu documento militar.

Para jovens que são os únicos responsáveis pelo sustento da família, por exemplo, é preciso se alistar presencialmente. Isso porque eles precisam apresentar documentos e um requerimento de dispensa de incorporação.

Serviço Militar obrigatório

No Brasil, o alistamento militar é obrigatório e pode gerar uma série de problemas para quem não se alistar.

Dentre eles está a impossibilidade de obter alguns documentos, participar de concursos públicos e se matricular em instituições de ensino. Para conferir a lista de proibições para quem não se alistar, acesse a página do Ministério da Defesa.

Publicidade

Publicidade

Entretanto, isso não quer dizer que todos os jovens que se alistam precisam servir. Sendo assim, após o alistamento, o candidato precisa consultar o site onde fez a inscrição para saber se foi dispensado ou encaminhado para seleção.

Além disso, há situações em que o candidato pode pedir adiamento ou dispensa de incorporação em uma Junta de Serviço Militar. É o caso de pessoas com deficiência (PcD), por exemplo.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário