Alistamento militar 2022: Abertas inscrições para os jovens com 18 anos

Abertas inscrições para os jovens com 18 anos para o alistamento militar 2022, tudo e muito mais aqui No Detalhe.

Os jovens brasileiros do sexo masculino que fazem 18 anos em 2022 devem realizar o alistamento militar. O prazo de inscrição abriu no dia 1º de janeiro e se estende até 30 de junho.

Seguindo a tendência dos últimos anos, o processo deve ser feito em plataformas online e não mais pessoalmente, como normalmente acontecia.

Publicidade

Publicidade

Como funciona o Alistamento Militar 2022?

O processo de alistamento militar em 2022 segue o mesmo padrão dos anos anteriores. Os jovens inscritos passarão por uma seleção que é dividida em etapas que envolvem testes e procedimentos estabelecidos pelas próprias Forças Armadas.

Depois das etapas, o aspirante a militar pode ser incorporado ou dispensado do serviço militar. Neste segundo caso, o jovem recebe um documento chamado Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e precisa passar por uma cerimônia simples de dispensa onde deve estabelecer o compromisso com a pátria e com eventuais serviços militares futuros em caso de necessidade.

Alistamento militar 2022 Abertas inscrições para os jovens com 18 anos
Fonte/Reprodução: original

O não alistamento impede que o jovem possa ter acesso a serviços básicos como emissão de documentos e até inscrições em concursos públicos e matrículas em universidades.

Publicidade

Publicidade

De acordo com as Forças Armadas, o número de inscritos este ano deve ser de 2,3 mil, quantidade um pouco superior ao do ano passado (2,1 mil).

Alistamento militar feminino: Como fazer?

Embora não seja obrigatório, é possível que mulheres também ingressem nas Forças Armadas. Isso pode ser feito de duas maneiras: por meio de concurso ou pelo alistamento voluntário.

No caso de concursos, é importante ficar atenta aos requisitos necessários para participar do certame além de, claro, passar nas provas.

Além disso, é possível que a mulher ingresse nas Forças Armadas através do serviço temporário, que possui um período pré-estabelecido para o serviço, ou seja, a jovem entra sabendo que é temporário e também quando irá deixar o serviço.

Para saber mais informações sobre como funciona o alistamento militar temporário (que também está disponível para homens) é só acessar a página do Exército.

Quais são as datas e documentos para o alistamento militar 2022?

As inscrições já estão abertas (desde 1º de janeiro) e podem ser feitas até o dia 30 de junho. Todos os garotos que completam 18 anos em 2022 devem se alistar.

Publicidade

Publicidade

Para se inscrever é preciso ter em mãos alguns documentos: RG, CPF, comprovante de residência com o CEP, além de endereço eletrônico para contato (e-mail) e um telefone celular.

Onde realizar seu alistamento militar?

O processo de alistamento deve ser realizado exclusivamente no site oficial do alistamento militar. A plataforma, que possui instruções claras e objetivas, sendo de fácil navegação.

É necessário seguir o passo a passo estabelecido no site e confirmar as informações que são pedidas.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário