Licenciamento de Veículos DF: edital JÁ DISPONÍVEL; veja os detalhes
Fique por dentro das informações sobre o edital para licenciamento de veículos, divulgado oficialmente pelo Detran-DF.
No Distrito Federal, o Departamento de Trânsito (Detran – DF) divulgou o edital para licenciamento de veículos. A publicação das datas para renovação do licenciamento anual dos veículos registrados na capital da República foi feita nesta quarta-feira (24/8) no Diário Oficial do DF (DODF).
É importante que os motoristas se atentem aos prazos, pois circular com veículo não licenciado tem várias consequências negativas, que vão desde a aplicação de multa até recolhimento do veículo.
Como solicitar licenciamento de veículos?
O cidadão precisa ter quitado todos os débitos relativos ao IPVA, na Secretaria de Economia; a taxa de licenciamento anual, recolhida pelo Detran; o seguro obrigatório (DPVAT), administrado pela Seguradora Líder; e eventuais multas de trânsito vencidas para poder obter o licenciamento de veículo.
Para isso, o cidadão pode utilizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Senatran, ou então o Detran Digital. Nesse caso, o usuário pode acessar o site ou diretamente o aplicativo Detran Digital, do Detran-DF.
Cronograma para obter o licenciamento de veículo
- Placa com finais 1 e 2 – prazo final para renovação até 30 de setembro
- Placa com finais 3, 4 e 5 – prazo final para renovação até 31 de outubro
- Placa com finais 6, 7 e 8 – prazo final para renovação até 30 de novembro
- Placa com finais 9 e 0 – prazo final para renovação até 31 de dezembro
Vale lembrar que é obrigatório portar o CRLV, conforme previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 133. Se o documento estiver vencido, considera-se infração gravíssima.
O motorista é penalizado com multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e recolhimento do veículo ao depósito. Isso também está previsto no CBT, no artigo 230.
Tendo isso em vista, os motoristas que ainda não licenciaram o veículo em 2022 devem se preocupar em verificar isso o mais rápido possível para evitar complicações.
Veja também: Estas linhas de ônibus de Curitiba vão ter alterações a partir desta quarta (24)