Muito além da cozinha: 7 usos mágicos para o Vinagre Branco

Eduardo Peres

14/03/2023

Muito conhecido apenas como um tempero, o Vinagre Branco possui muitos usos que vão além da cozinha e da comida, afinal, ele possui utilidades que você talvez nunca tenha imaginado.

Confira também: 7 usos para a Folha de Alumínio que nunca te contaram

Além da limpeza, que muitos de vocês já deviam ter imaginado, o vinagre branco também é útil para remover odores, desinfetar objetos, acabar com formigas, conservar alimentos, servir como amaciante de roupas etc.

É garantido que você nunca mais irá usar o vinagre branco somente para temperar seus alimentos depois de ver todos os 7 usos que foram listadas aqui.

7 – Tratar picadas de insetos

Picadas e mordidas de insetos podem ser uma chatice para algumas pessoas, principalmente para aquelas que possuem alergia ou que foram mordidas demais.

O vinagre branco pode servir para tratar e aliviar a dor, a inflamação e a coceira causada por essas mordidas: basta molhar um algodão com o vinagre e passá-lo onde o inseto te mordeu.

Mas lembre-se que o vinagre não substitui completamente o uso de pomadas ou medicamentos próprios para o tratamento de mordidas ou feridas causadas por insetos.

6 – Desinfetar objetos

Alguns objetos, como panos de prato, tendem a ficar sujos com muita frequência, e se você estiver sem produtos de limpeza próprios na sua casa, pode usar o vinagre branco como um substituto.

Basta encher uma bacia com água quente, colocar uma colher de sopa de sal junto com o colocar o vinagre, misturar bem e mergulhar os panos dentro da água deixando eles lá por 30 minutos no total. Depois basta lavar tudo normalmente usando detergente.

Outro objeto que tende a ficar muito sujo é a máquina de lavar, principalmente depois de lavar roupas muito sujas. Para desinfetar a máquina, basta iniciar um ciclo de lavagem com meia carga e usar vinagre branco (200 ml) ao invés de sabão em pó. Depois que a máquina tiver terminado o seu ciclo, o tambor da máquina estará limpo e branco.

5 – Remover odor do micro-ondas

Se você usa o micro-ondas diariamente, com certeza já deve ter notado que ele tende a ficar com um odor forte dos alimentos esquentados nele após o uso, e se não for limpado frequentemente, ele tende a ficar com um odor bem forte e desagradável.

Para resolver o problema o mau-cheiro, basta colocar um copo ou xícara com água misturado com 5 colheres de sopa de vinagre branco e esquentar a mistura no objeto por 1 minuto. O vapor emitido pelo vinagre irá limpar, desinfetar e remover os odores do interior do micro-ondas.

4 – Amaciar roupas

Roupas sempre tendem a ser amaciadas na máquina de lavar, mas se você estiver sem amaciante, o vinagre branco cai como um bom substituto para o produto.

Para isso, basta adicionar um pouco de vinagre branco ao invés do amaciante e deixar a máquina funcionar de forma normal. Além disso, o vinagre também ajudará a remover sujeiras e manchas das roupas sem deixar odor.

3 – Espantar insetos

Se há um local na sua casa em que há um grande acúmulo de insetos, o vinagre branco servirá como um excelente repelente contra esses insetos, principalmente se forem formigas.

Basta molhar um pedaço de algodão com o vinagre e deixá-lo próximo ao local infestado com insetos; se for necessário, esfregue o algodão na superfície ou coloque mais alguns pedaços molhados com o vinagre.

2 – Retirar manchas em madeiras

Se a sua casa possui chão de madeira, ou muitos móveis feitos do material, é comum que de vez em quando surjam manchas de sujeira espalhados pela casa. E, se você não tiver os produtos necessários para limpar, o vinagre branco mais uma vez cai como um ótimo substituto.

Basta pegar um pano e molhá-lo com o líquido, e, em seguida, esfregá-lo onde está manchado. Vale lembrar que o vinagre não irá remover a mancha totalmente, mas irá ajudar a escondê-la, principalmente as mais recentes.

1 – Remover ferrugem

Se você mora próximo ao mar, com certeza já teve que lidar com objetos enferrujados antes. Ou se você deixou alguns objetos de metal parados no mesmo lugar por muito tempo, com certeza eles ganharam um pouco de ferrugem.

Para acabar com a ferrugem nesses objetos, basta encher um recipiente com vinagre branco e mergulhar o objeto enferrujado dentro do líquido deixando-o lá por 2 dias no total. Depois disso, a ferrugem terá enfraquecido e poderá ser removida com muito mais facilidade.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
NÃO JOGUE FORA a casca do KIWI: veja 7 usos que você ainda não conhecia

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.

0

Aguarde, procurando sua resposta