O que é o CVV do Cartão? Onde ele fica?
Saiba o que é o CVV do cartão, por que ele é importante, onde o CVV fica localizado no cartão, o que é preciso saber sobre ele e mais!
Entre os vários números presentes em um cartão de crédito ou débito está o CVV. Esse código é importante principalmente para quem costuma fazer compras online.
Isso porque o CVV funciona como um tipo de código de segurança.
A seguir, você fica sabendo o que é o CVV, por que ele é importante, onde ele fica no cartão, o que é preciso saber sobre ele e como manter o CVV seguro. Confira!
O que é o CVV?
CVV é a sigla para Card Verification Value, que, em tradução livre, quer dizer “Código de Verificação do Cartão”. Esse código é um entre os diversos números que aparecem em um cartão. Todos esses números têm importância, incluindo o próprio CVV, que conta com três números identificadores.
Na hora de realizar uma compra em um espaço físico com o cartão, o cliente normalmente deve inserir uma senha, por questões de segurança. Nas compras online, a senha do cartão não é solicitada. Ao invés disso, o usuário deve utilizar o CVV para que a transação seja concluída.
Por que o CVV é importante?
O CVV funciona como uma espécie de código de segurança. Ele pode receber diferentes nomenclaturas, variando de operadora para operadora. As mais conhecidas são CVC (sigla para Card Verification Code, que quer dizer “código verificador de cartão”) e CID (sigla para Card ID, que significa “identificador de cartão”).
Essa pequena combinação de três números surge para atuar como um código de autenticação em compras online. Afinal, essas transações não exigem senha. Junto ao CPF do comprador, o CVV atua para prevenir fraudes e outros problemas relacionados a compras indevidas com o cartão.
Onde fica localizado o CVV no cartão?
O CVV costuma aparecer no verso do cartão, de forma padronizada. Existe um campo destinado exclusivamente para ele. Inclusive, a maioria das bandeiras não inclui outros números nessa área, para evitar causar confusão.
Uma exceção à regra é o cartão da American Express, que tem o CID na parte da frente e conta quatro números em vez da combinação usual de apenas três dígitos.
O que preciso saber sobre o CVV?
A respeito do CVV, o consumidor deve tomar conhecimento dos seguintes fatos:
- O CVV nunca irá aparecer na sua fatura. Caso isso aconteça, o cliente deve entrar em contato com a operadora para corrigir o problema;
- O número do código de segurança não tem alto relevo ou destaque no cartão, como acontece com o número da conta e outras informações que costumam aparecer na parte frontal;
- O CVV deve estar impresso no próprio cartão, não devendo aparecer no contrato ou no envelope onde o cartão é enviado. Se isso acontecer, o cliente deve pedir a troca do cartão;
- Esse código não aparece nos recibos e notas fiscais de compra;
- Além do campo específico nos e-commerces, o CVV não é utilizado em nenhuma situação como, por exemplo, em compras presenciais.
Como manter o CVV seguro?
Na hora de realizar compras, em lojas físicas ou virtuais, o consumidor deve tomar alguns cuidados. Isso porque tentativas de golpes e fraudes podem acontecer em qualquer lugar.
É importante que o CVV seja apenas de conhecimento do titular do cartão. Ou seja, não é bom que pessoas, conhecidas ou desconhecidas, tenham acesso a essa informação. Sendo assim, o número do código não deve ser passado a terceiros, muito menos pelas redes sociais, onde há risco de roubo de dados pessoais.
Como comentamos anteriormente, o CVV não deve ser solicitado senão em compras online.
Veja também: Estes foram os deputados que votaram contra a PEC dos Benefícios (1º turno)