Os motivos pelos quais não atrasar a fatura do cartão de crédito

Saiba tudo a respeito das consequências ao não pagar a sua fatura do cartão e a importância de manter o pagamento em dia, aqui No Detalhe.

Sem sombra de dúvidas, é muito importante que seja feito o pagamento da fatura do cartão de crédito e é necessário que seja mantido em dia para que você, como detentor do serviço credencial, não sofra com nenhum tipo de penalidade, desde ter o nome sujo no Serasa e no Serviço de proteção ao crédito (SPC) até ser dado o cancelamento do cartão de crédito. 

Nome sujo

Caso você não pague a fatura do cartão de crédito, o seu nome pode ser colocado na lista do Serasa e do SPC, considerado como dois serviços sobre informações de créditos da população brasileira, responsáveis por manterem a ordem da situação financeira dos devedores. 

Publicidade

Publicidade

Os motivos pelos quais não atrasar a fatura do cartão de crédito (2)
Fonte/Reprodução: original

O seu nome é mantido sujo até o momento em que for feito a quitação de suas dívidas e você está impedido de fazer coisas como, por exemplo, abrir uma conta corrente e entre outros tipos de serviços que estão relacionados com o aspecto financeiro.

Juros

Como se não bastasse a cobrança de multas, a operadora de cartão de crédito tem o direito legal de cobrar juros pelo período de atraso. Ainda de acordo com o Código de Defesa, o valor não pode ultrapassar 1% ao mês.

De volta ao exemplo anterior e a supor que essa fatura está com 3 dias de atraso, além de pagar R$ 1.020, você ainda paga mais R$ 0,33 de juros de mora proporcionais a esses 3 dias. Mas não é só o atraso no pagamento da fatura que pode dar dor de cabeça. O pagamento parcial do valor da fatura também é motivo de preocupação.

Publicidade

Publicidade

Multa

Se for dado um atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito, é de se esperar que uma multa equivalente a 2% do valor seja cobrada e a sua cobrança será feita a cada mês em que não for feito o pagamento da fatura do cartão de crédito no dia certo.

Crédito rotativo

O crédito rotativo é considerado como uma boa opção para quem não tem o dinheiro todo do valor e gostaria de pagar o valor mínimo dele, porém a desvantagem do serviço credencial é que é cobrado o resto do valor na próxima fatura com o acréscimo de uma taxa de juros igual ou superior a 15% ou mais. 

Além disso, as empresas só podem manter os seus clientes no crédito rotativo em um período de 30 dias. Posteriormente, eles são considerados como pessoas inadimplentes.

Cancelamento do cartão de crédito

A depender da situação da dívida, o detentor do serviço credencial, pode chegar ao ponto de perder o seu cartão de crédito, o que resolve todos os seus problemas, mas caso você queira um novo cartão de crédito e o seu nome estiver na lista do Serasa e do SPC, isso não será possível até ser feito a quitação de todas as suas dívidas.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário