O guia definitivo para plantar rosas: tudo o que você precisa saber está aqui!

Elouise Lopes

24/02/2023

As rosas são plantas que muitas pessoas querem ter em casa, mas acabam recuando sobre a ideia, com medo de não saber como plantar do jeito certo.

Veja também: Da cozinha à limpeza: 5 usos inusitados para a casca da berinjela que vão te deixar impressionado

Mas, se você seguir alguns passos, vai sem dúvidas ter sucesso na hora de cuidar desta planta que é tão sensível.

Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo o que precisa fazer para cultivar rosas e ter um jardim mais bonito, ou uma decoração bem charmosa em casa.

Escolha a rosa certa

O mais certo a se fazer antes de começar a plantar é estudar e escolher a rosa mais adequada. No caso, o que você precisa saber é se a rosa que vai plantar é própria para o clima local, por exemplo.

Além do mais, você deve saber antecipadamente o tamanho e o tipo de solo em que vai poder plantar a rosa, conhecendo as características que ela possui (a quantidade de luz que precisa, o solo e assim por diante).

Escolha o local ideal

Acabamos de comentar que é bom considerar muitos fatores antes de decidir fazer o plantio de uma rosa. Um fato sobre essas plantas é que elas precisam de muito sol enquanto se desenvolvem.

Por conta disso, o segundo passo consiste em escolher um local que tenha pelo menos seis horas de sol por dia e que o solo da área selecionada é bem drenado.

Prepare o solo

Algo que a planta vai exigir do jardineiro (profissional ou amador) é todo um cuidado na preparação do solo.

Por isso, antes de plantar rosas, você deve preparar o solo, fazendo uma mistura com adubo orgânico ou composto. Fazer isso serve para enriquecer o solo e melhorar a drenagem.

Cave um buraco

A rosa é uma planta muito bonita e que precisa de tudo em boa qualidade para se desenvolver. Até o espaço que ela precisa para ser cultivada precisa ser grande.

Na hora de fazer o buraco na terra para uma muda de rosa, você deve ter mente que ele deve ter o dobro do tamanho da raiz da rosa e cerca de 30 cm de profundidade. Se a muda tiver todo esse espaço, ela irá poder se desenvolver com mais chances de sucesso.

Coloque a rosa no buraco

Esse passo é bem delicado e requer um pouco mais da sua atenção, porque precisa ser bem feito, para evitar que o enraizamento acabe não vingando.

Depois de cavar o buraco na terra, você vai colocar a rosa delicadamente e, em seguida, vai espalhar as raízes.

Adicione terra e água

As rosas no geral costumam gostar muito de água. Elas precisam se solo leve e constantemente úmido para conseguir se desenvolver de forma saudável.

Por esse motivo, quando você vai plantar rosas em casa, você precisa colocar terra até a metade do buraco. O que vem em seguida é regar com bastante água, o suficiente para encharcar a terra.

Adicione mais terra e água

Novamente é bom reforçar o quanto as rosas precisam de água para conseguir ter um bom desenvolvimento, ficando forte e bonita.

Pensando nisso, o que você precisa fazer é adicionar mais terra do que já teria feito anteriormente, para cobrir completamente as raízes. Depois de fazer isso, você vai jogar mais água.

Aplique uma camada de cobertura morta

A rosa é uma planta que requer cuidados específicos e esse é um deles. Para garantir que ela vai se desenvolver bem, é bom adicionar uma camada de cobertura morta. Nesse caso, você vai adicionar folhas secas ou palha ao redor da planta.

Fazendo isso você vai ajudar com que a planta venha a reter a umidade e ainda a evitar o crescimento de ervas daninhas.

Cuide da rosa

Como já comentamos antes, a rosa é uma planta que pode ser bem sensível. Nesse caso, você precisa manter muita atenção sobre ela, principalmente enquanto estiver se desenvolvendo.

Para que ela cresça de maneira saudável, você deve fazer a rega da rosa regularmente e também precisa adubar a planta com fertilizante próprio para rosas. Não se esqueça de sempre considerar as instruções do fabricante. Também não deixe de fazer a poda da rosa sempre que necessário.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.