Você sabe por que os cachorros uivam? Veja o que diz a ciência

Elouise Lopes

21/03/2023

A ciência já deu uma boa avançada nos estudos sobre cachorros e o ato de uivar. Quem tem esse animal em casa, já deve ter se perguntado em algum momento por que cachorros uivam.

Veja também: A incrível longevidade dos cães: quanto tempo um cachorro vive?

Agora, já dá para dizer que o cachorro uiva para se comunicar com outros cachorros, ou até mesmo com seu dono. Também dá para afirmar com certeza que é por instinto.

Você sabe por que os cachorros uivam? Veja o que diz a ciência

(Imagem: Alexas Fotos/Pexels)

É claro que o motivo depende do contexto e também de alguns outros fatores. Se você é dono de cachorro, é bom conhecer alguns motivos principais por que os cachorros uivam.

1) Para se comunicar

Os cachorros podem usar o uivo para ter uma comunicação com outros cachorros, mas também podem fazer isso para se comunicar com seu humano.

Quando ele uiva para outro cachorro, pode ser que ele esteja fazendo isso para dizer que há um perigo próximo, mesmo para aqueles animais que estão mais longe dele.

O uivo é basicamente uma ferramenta de comunicação que o cachorro desenvolveu para ter com seus semelhantes, mesmo que à distância.

Também tem a chance de o cachorro uivar em momentos em que quer chamar a atenção do dono.

Muitas vezes, a ideia de uivar para o humano é para que abra a porta, para que o animal possa entrar ou sair.

2) Demonstrar solidão

De acordo com a ciência, outra ocasião em que os cachorros podem uivar é quando eles ficam sozinhos por longos períodos de tempo. O ato de uivar é uma forma que o cão tem para expressar que ele está se sentindo abandonado, bastante solitário.

Como os cães são animais sociais, eles precisam a todo momento da companhia. Afinal, os cachorros evoluíram para viver em grupos. Eles precisam do contato com outros cachorros para ter uma boa evolução.

A companhia humana é muito importante, se ele não convive com outros cães. Por isso não é estranho que ele fique seguindo seu dono por toda a casa, o máximo que pode.

Quando é nesses casos, o uivo é acompanhado por latidos, na maioria das vezes. Os cachorros também podem se apropriar de outros comportamentos de vocalização para manifestar sua solidão.

Sabendo disso, é bom arranjar uma companhia para o seu cão ou mesmo evitar deixá-lo horas e horas sozinho em casa.

3) Expressar ansiedade

Quando está separado do dono ou quando está em uma situação desconfortável, o cachorro tende a ficar muito ansioso.

Um jeito saudável e natural que ele tem de expressar essa ansiedade é o uivo. Os motivos por que o bichinho está ansioso é que podem não ser muito legais.

Entre os fatores que desenvolvem a ansiedade, estão separação, medo, estresse ou mudanças na rotina do animal.

Mesmo sendo algo natural, é bom sempre ficar de olho. Principalmente se o cachorro ficar uivando de maneira insistente. Isso pode ser um sinal de que tem alguma coisa que o está incomodando.

Nessas horas, é bom levar o seu animal para uma consulta com o veterinário, para evitar que o desconforto se estenda por mais tempo. Procure sempre ajudar seu amigo de quatro patas.

4) Por instinto

Uma herança dos ancestrais dos cães é a vivência em grupos. Muitas vezes, é comum ver os cachorros uivando com outros cachorros à distância.

Isso pode acontecer em situações em que o cão tem a intenção de sinalizar localização, perigo ou comunicação entre membros da matilha para coordenar atividades coletivas, por exemplo.

É bom saber também que cada cachorro tem seu próprio jeito de uivar e que um cão pode ser mais propenso a uivar do que outro. Isso depende muito do ambiente em que o animal vive e das experiências que ele acumulou ao longo de sua vida.

Um cachorro que conviveu nada ou quase nada com outros cachorros vai uivar bem menos do que aquele que se criou com outros cães.

No geral, cabe ao tutor do cão averiguar a razão por que o cão está uivando e ajudar a criar uma situação mais confortável para o pet.

Com base nisso, procure ajuda se ele estiver uivando de forma excessiva ou se começar a suspeitar que isso é um sinal de algum problema de comportamento ou saúde.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.